Pau dos Ferros: Educação impulsiona economia no Oeste


O principal município da região Oeste potiguar, Pau dos Ferros, atualmente com 27 mil habitantes, vive a expectativa de ter um grande avanço social e econômico em 2011, com a construção do campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), da BR 226, do Anel Viário da cidade, da Unidade de Prontoatendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Para o prefeito Leonardo Rego, todos os investimentos vão beneficiar também os outros 36 municípios que convergem para Pau dos Ferros.

Pela localização geográfica, é natural que o município avance, principalmente impulsionado pelo polo educacional de nível superior que está se concretizando com a implantação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e a ampliação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A opinião de Leonardo Rêgo coincide com o que diz o empresário e ex-reitor da Uern Genivan Josué Batista, de A Construtora, de Mossoró. Para o empresário, o crescimento imobiliário nas cidades do Oeste do RN tem dois fatores que precisam ser considerados. Primeiro, é o bom momento econômico, com a abertura de créditos; e segundo, o fato de Mossoró e Pau dos Ferros estarem se transformando em polos de educação de nível superior.

"O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA) informou que o município de Pau dos Ferros é o que mais constrói no RN proporcionalmente ao número de habitantes", diz Leonardo Rêgo, assegurando que daqui a cinco anos o quadro social e econômico de Pau dos Ferros será bem diferente do que é hoje, graças aos investimentos que estão previstos para acontecer em 2011.


ITEP/BOMBEIROS


O prefeito Leonardo Rêgo disse que em 2011 vai bater à porta da governadora Rosalba Ciarlini, para implantar em Pau dos Ferros uma promessa do Governo do Estado feita em 2010, que se trata da conclusão da implantação do Corpo de Bombeiros e o início e a conclusão do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).

"Precisamos construir a sede dos Bombeiros e implantar o Itep. A governadora Rosalba Ciarlini é sensível a essas questões", destaca Leonardo Rêgo, lembrando da importância de haver uma união dos prefeitos da região na cobrança por benefícios de alcance regional.

Jornal de Fato.