A palavra democracia está relacionada entre nós ao vocábulo liberdade, ao direito de livremente ir e vir e a livre expressão de opiniões, contrapondo a tudo que se relaciona aos que sofrem o cerceamento das liberdades.
Na verdade não se trata somente destes parâmetros, consiste também, e pouco se fala nisto, em aceitar a vontade da maioria que se estabelece pelo voto livre.
Portanto a democracia consiste, na verdade, numa lenta e progressiva construção, baseada sim, na liberdade de escolha, na vontade da maioria e, consequentemente, na aceitação pelos vencidos desta expressão de vontade pelo voto livre.
A democracia visa combater a inércia política de acomodação de forças predatórias, gerando certa instabilidade e tentando responder com melhor eficiência e capacidade, as demandas gigantescas das sociedades modernas.
Finalmente podemos pensar que somente pelo sistema democrático escutando as necessidades populares, num mundo em que a distância pelo avanço eletrônico entre poder dominante e o povo das ruas diminui, com as mídias facilitando a capacidade de mobilização das massas e mostrando a indiferença a que tendem os governantes em relação a elas, será possível vivermos em uma sociedade mais justa e esclarecida com relação as ações dos nossos governantes.
Esperamos que o direito à livre manifestação do pensamento não seja cessado por causa dos interesses maiores quem envolvem o jogo da política e, que o livre direito de pensar e expor estes mesmos pensamentos sejam preservados, ou então...
Será o fim da DEMOCRACIA!