Agripino já admite a posibilidade de uma fusão entre DEM e PSDB


O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia, admitiu ontem a possibilidade de fusão com o PSDB. 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) já havia afirmado que "existem propostas" em andamento e que a preocupação é "manter a coesão dos partidos". "É algo a ser considerado, mas no momento apropriado", disse Agripino.

De acordo com o senador, as conversas são informais e a assunto não é prioridade no partido. "É possibilidade, e possibilidade é apenas possibilidade", comentou.

Na avaliação de Agripino, o comentário do ex-presidente tucano indica apenas sua preocupação com a "solidez" da oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff. "Ele apenas emitiu uma opinião sobre uma forma de a oposição ficar robusta", disse. 

Questionado sobre quando o assunto poderia se tornar prioridade para os dois partidos, o senador desconversou: "O momento será quando os partidos decidirem." 

Comentário do blog: Está claro neste momento que a fusão entre Democratas e PSDB irá ocorrer brevemente, é apenas uma questão de tempo ou ainda poderíamos dizer... uma questão de sobrevivência.

O PSD, que não foi oficializado ainda como partido, tem "engolido" senadores, deputados, prefeitos e vereadores das duas siglas oposicionistas enfraquecendo Tucanos e Democratas, ou seja, a nova legenda está "desnutrindo" ainda mais a oposição. Daí a preocupação de FHC e Agripino.

Fernando Henrique Cardoso já deu sinais claros de que está em pânico ao anunciar a fusão como inevitável, já o senador José Agripino, desconversa, faz rodeios, entretanto, não nega que existe uma possibilidade disto acontecer.

Na verdade, tanto FHC quanto Agripino sabem que a junção do DEM com o PSDB é inevitável, pois os dois partidos não podem competir com uma nova sigla que tem instigado a "liberdade" para políticos que nunca foram fiéis a ideologias partidárias.

Acredito que os dirigentes partidários estão aguardando apenas o resultado dos processos que estão sendo movidos na justiça para tentar barrar o partido de Kassab e, caso não seja possível "frear" o PSD dentro da lei, a fusão será anunciada.

Resta saber se dará tempo fundir os partidos antes do pleito do próximo ano ou se isto acontecerá somente em 2014.

A conferir.