Confusão em Janduís: Prefeito Salomão Gurgel pede licença e vice demite secretários


O vice-prefeito Antônio José Bezerra (PT) assumiu na última terça-feira (14), por um período de apenas 25 dias, a Prefeitura de Janduís. O médico Salomão Gurgel pediu licença do cargo para resolver assuntos pessoais, fora do país.

Só que ninguém imaginava que a primeira ação administrativa do vice José Bezerra seria reunir o secretariado de Salomão e pedir os cargos comissionados, afirmando que faria alterações e remanejamentos.

No período da tarde, o prefeito em exercício demitiu o secretário de Educação Cácio Santos e fez um remanejamento entre os secretários de Finanças, Marcosuel Arruda, e o Controlador Geral do Município, Rômulo Gurgel. Ele também sugeriu que a secretária de Governo, Lourinalda Almeida Gurgel, que é irmã do prefeito, pedisse licença do cargo.

Com as alterações de ontem, o secretariado municipal de Janduís, que tem compromisso político e administrativo com o prefeito Salomão Gurgel, decidiu entregar um pedido coletivo de demissão em massa.

De acordo com Salomão Gurgel, a atitude do prefeito interino causou um transtorno à administração pública. Ele afirmou que no processo democrático, em nenhum lugar do mundo, um vice assume e faz modificações na equipe por um período tão curto de tempo. Além do mais, destacou Gurgel, o prefeito interino não havia sinalizado que pretendia fazer alterações na equipe de Governo.

Salomão Gurgel acredita que haverá problemas na continuidade administrativa da gestão, pois, destacou, os secretários são pessoas responsáveis e estavam coordenando obras do porte de R$ 3,5 milhões. 
 
Ele cita como exemplo o esgotamento sanitário de Janduís que é coordenada por três secretários e é fiscalizada pela Funasa. Ele também ressaltou que as discussões com os professores da rede municipal, a respeito do Plano de Cargos, Carreira e Salários, que estavam adiantadas, deverão emperrar durante esse período.

Quem tem um vice desse não precisa de oposição...