Governo e Prefeitura não devem repassar verbas para clubes de futebol

O Ministério Público recomendou que tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura do Natal anulem o repasse de recursos públicos a clubes de futebol profissionais do Estado. Os repasses aconteciam como forma de promoção turística e de patrocínio. 

O executivo repassava cerca de R$ 360 mil, divididos entre os clubes ABC, América e Alecrim em troca da inserção da marca da “Prefeitura do Natal” nos uniformes. O mesmo acontecia com o Governo do Estado, que distribuía cerca de R$ 1 milhão entre os mesmos clubes e o Santa Cruz. 

A recomendação é assinada por Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, que consideraram que “não há qualquer demonstração de que o patrocínio a clubes de futebol atenda o interesse da coletividade ou de que a inserção dos dizeres nos uniformes dos clubes vá trazer qualquer benefício a esses Entes Públicos ou incremento turístico ao Estado”, afirmaram.

Para os Promotores de Justiça, como os clubes e federações de futebol participam de campeonatos privados, os recursos públicos acabam sendo incorporados direta ou indiretamente ao patrimônio de seus sócios proprietários, empregados e jogadores. 

Comentário do Blog: Medida muito correta. Existem ações muito mais importantes do que manter entidades esportivas privadas.

A obrigação dos governos é oferecer locais adequados para que TODOS possam praticar esportes e não despejar dinheiro público para que apenas alguns se beneficiem, como é o caso de atender algumas equipes de futebol, em detrimento das demais modalidades esportivas.