Elaborar plano de segurança, melhorar a eficiência dos reservatórios, desobstruir as tubulações, comportas, canais de drenagem e restaurar o dique de contenção. Essas são apenas algumas das medidas que o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) terá que tomar, em caráter de urgência, para evitar inundações no município de Jucurutu.
Caso descumpra a determinação deverá pagar multa diária de 5 mil reais.
A decisão liminar é da 9ª Vara da Justiça Federal em Caicó e atende ao pedido formulado pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual em ação civil pública ajuizada no início do mês de agosto.
O Dnocs terá ainda que colocar imediatamente em operação as estações de bombeamento, revisando e concertando o funcionamento do sistema de gradeamento, linha de sucção, bombas, linha de recalque, despejo, registros, válvulas e conexões, além do grupo moto gerador e instalações elétricas, no prazo de 90 dias.
Comentário do Blog: Vamos ver se com a Justiça Federal no ‘lombo’ o DNOCS, comandado por Elias Fernandes, realiza as obras necessárias para evitar um novo alagamento em Jucurutu.