Na tarde do última segunda-feira, dia 19, estiveram reunidos participando de Audiência na Sede do Ministério Público da Comarca de Luís Gomes, o promotor de Justiça, Dr. Ricardo José da Costa Lima, os vereadores José Firmino Nunes Neto e Maria Gerusa da Silva, os Secretários Municipais João Raimundo de Souza e Franklin Miguel Fernandes - representando o prefeito Carlos José Fernandes em virtude de compromissos administrativos na capital do Estado - , e os Srs. Djalma Viana Neres e Anderson Araújo de Souza, estes, Diretor Regional e Engenheiro da Companhia de Água e Esgoto do RN, respectivamente.
O encontro teve o intuito de discutir o problema da iminente falta d’água na sede do município de Luís Gomes e em algumas comunidades rurais, haja vista, que o Açude “Dona Lulu Pinto”, deverá chegar a secar totalmente em aproximadamente dois meses.
Os representantes dos poderes legislativo e executivo luís-gomense, presentes na ocasião, expuseram a realidade no tocante a escassez de água no município e a necessidade de medidas breves que venham a suprir esta necessidade.
O Diretor Regional da CAERN em Pau dos Ferros, Sr. Djalma Viana Neres, reconheceu a delicadeza da situação e comunicou a suspensão da cobrança das tarifas a partir do corrente mês. Ele informou ainda que o Projeto que está sendo desenvolvido pela CAERN, que pretende trazer água do “Açude do Saco”, localizado no município de Major Sales, à cidade de Luís Gomes, está previsto para ser concluído até o dia 30 de setembro.
Ainda de acordo com o Diretor da CAERN, será vista a possibilidade da implantação de um sistema de “manobras” que poderão retardar esvaziamento total do Açude “Dona Lulu Pinto”.
O Promotor Público, Dr. Ricardo José da Costa Lima, comunicou aos presentes que irá contatar o Diretor Técnico da CAERN, em Natal, para solicitar informações do andamento do projeto da Mini Adutora, bem como reivindicar a priorização do mesmo, haja vista a urgência da situação.
Ao final foi lavrado o Termo de Audiência Ministerial, que oficializou a reunião.
O prefeito, Carlos José Fernandes (Dedezinho), que desde abril vem buscando apoio junto a entidades competentes para o desenvolvimento de mecanismos que evitassem a falta de água no município (reveja a matéria), resolveu, juntamente com uma comissão organizadora, conclamar a população a participar de ato público, que visa conscientizar a população sobre a escassez de água e a necessidade do uso racional da mesma.
A manifestação acontecerá na próxima quinta-feira (22/09) às 17 horas e partirá da frente do Colégio Municipal Padre Osvaldo, percorrendo principais ruas da cidade até a Praça Gaudêncio Torquato, onde o Prefeito, os Vereadores, o Promotor Público e o Diretor Regional da CAERN falarão à população sobre as ações que estão sendo tomadas para sanar ou atenuar o problema da água em Luís Gomes.