São Francisco do Oeste: Morador reclama por falta de medicamentos à população

Um usuário do SUS de São Francisco do Oeste enviou e-mail ao blog afirmando que a Secretaria Municipal de Saúde não estaria disponibilizando medicamentos à população a quase dois meses.

Para atestar a veracidade das informações, nosso webleitor enviou uma foto de um aviso que estaria afixado nos murais do Centro de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.



Comentário do Blog: O aviso não deixa evidenciado quais seriam os medicamentos que não seriam mais distribuídos a população. É bem provável que o aviso seja restrito aos medicamentos que não fazem parte do elenco obrigatório sugerido pelo Ministério da Saúde.

Não é crível supor que o Conselho Municipal de Saúde tenha deliberado a suspensão do elenco de medicamentos obrigatórios, mas, tão somente, aqueles prescritos pelos médicos para serem comprados nas farmácias.

É necessário esclarecer que o Ministério da Saúde não repassa recursos para aquisição de medicamentos de marca em farmácias e o(a) cidadão/cidadã que faz uso de medicamentos que não integram o elenco sugerido pelo Ministério da Saúde tem que provar judicialmente a importância do medicamento para seu tratamento e a impossibilidade financeira de comprá-lo.

O nosso webleitor também reclama do horário de atendimento dos médicos do PSF e da falta de visitas domiciliares dos profissionais do PSF.

Esperamos ter atendido as expectativas de nosso webleitor oestense e deixamos o espaço aberto ao presidente do CMS e/ou representante da administração que ache necessário fazer algum esclarecimento sobre o caso.