Impossível não fazer uma avaliação do quadro sucessório de alguns municípios alto-oestanos no início deste ano, já que o clima eleitoral antecipado está totalmente evidenciado na maioria das cidades da nossa região.
Em alguns municípios, por exemplo, as chapas já estão praticamente definidas para o embate eleitoral de 7 de Outubro, inclusive, com pré-candidatos oposicionistas e situacionistas partindo para o corpo a corpo junto a eleitores no intuito de alavancarem suas respectivas candidaturas.
Tem candidatos de todos os tipos e para todos os gostos, mas o mais importante mesmo é que os postulantes quando eleitos, saibam honrar a confiança depositada por parte dos eleitores.
Veja o quadro atual de alguns municípios da região:
Possibilidade de Bráulio Figueiredo enfrentar Fabrício Torquato não está totalmente descartada.
Pau dos Ferros: A disputa eleitoral em solo pau-ferrense deverá acontecer de forma acirradíssima! O grupo do prefeito, Leonardo Rego, deverá lançar o nome do atual Secretário de Saúde do município, Fabrício Torquato (DEM), e que provavelmente poderá ter como companheira de chapa a Secretária de Assistência Social, Emília Suzana (mesmo partido).
Na oposição ainda existe uma indefinição. Não se sabe ao certo se o candidato do grupo será o ex-prefeito, Nilton Figueiredo ou o jovem médico, Bráulio Figueiredo. Possíveis problemas judiciais envolvendo o ex-prefeito poderão fazer com que a oposição pau-ferrense lance o nome do jovem Bráulio Figueiredo para a disputa. Entretanto, a mudança ainda é descartada pela a assessoria jurídica oposicionista.
Num cenário onde o ex-prefeito, Nilton Figueiredo, esteja na disputa, o grupo oposicionista tem grandes chances de voltar ao comando da prefeitura local, porém, caso o pré-candidato situacionista, Fabrício Torquato, enfrente o jovem Bráulio Figueiredo (filho de Nilton), o grupo situacionista deverá se consolidar como favorito na disputa.
"Nirinha Fernandes" ou Dario Vieira. Quem Galeno Torquato vai escolher?
São Miguel: No município localizado na famosa "Serra do Camará", o quadro sucessório ainda está nebuloso. Tanto oposição como situação buscam a solução de problemas políticos internos para a definição de candidaturas.
Na oposição o nome do jovem médico, Acácio Filho (PMDB), tem a simpatia da maior parte do grupo. Já na situação o "buraco" é mais em baixo...
O prefeito atual, Galeno Torquato, defende o nome do médico Dario Vieira para ser o seu sucessor, entretanto, o deputado estadual, Raimundo Fernandes, quer a todo custo que a sua esposa, "Nirinha Fernandes", seja a escolhida.
Resultado: a divisão no grupo situacionista poderá gerar novos desdobramentos na política micaelense, e com um desfecho nada feliz para quem quer "abraçar o mundo" com apenas um "bigode".
Para um bom entendedor...
Dr. Neto deverá ser o adversário de Alberone Neri na disputa pela a prefeitura.
Encanto: Neste município o prefeito, Alberone Neri (DEM), embora tenha cometido alguns pequenos "deslizes" durante o ano de 2011, é encarado como franco favorito para a batalha eleitoral que se aproxima.
E não é para menos... Pois o jovem prefeito tem realizado diversas obras na cidade e aos poucos está implementando um novo modelo de gestão (desenvolvimentista) no município, voltado principalmente para os investimentos em infra-estrutura e saúde.
O ex-prefeito, Gonçalo Neto (Dr. Neto), deverá ser o candidato do grupo oposicionista, porém, há rumores de que o médico poderá "abrir mão" de sua candidatura para ceder o lugar ao vice-prefeito, Canindé Costa (PMDB).
"Nicó Júnior" poderá perder eleição para Mário oliveira diante de sucessivos erros cometidos em sua gestão.
Rafael Fernandes: Na "terra de Santa Luzia" o quadro é amplamente favorável ao ex-prefeito, Mário Oliveira (DEM), já que o seu principal adversário, Prefeito Nicodemos Júnior (PMDB), realiza uma administração sem grandes realizações no município, além de ter se envolvido em algumas situações embaraçosas no campo pessoal.
Além disso, o "Governo Nicó Júnior" acumula uma série de problemas relacionados a emissão de cheques sem fundos para pagamento de funcionários, crises de diálogo com o Sindicato dos Servidores e obras paralisadas em todo o município.
O fato do jovem prefeito estudar medicina em uma faculdade fora do Estado também tem gerado um certo desgaste, já que a administração de uma cidade requer dedicação em tempo integral.
Atento a tudo isso está Mário Oliveira, que pretende voltar ao comando do município com um discurso de reestruturação da máquina administrativa.
Em São Francisco do Oeste, a prefeita Gildene Barreto enfentará, mais uma vez, o empresário Anchieta Raulino.
São Francisco do Oeste: Em nenhuma outra cidade da região a eleição será tão acirrada como neste município.
Embora a prefeita, Gildene Barreto (PTB), venha realizando uma excelente administração em pouco tempo de gestão à frente da prefeitura local, a candidatura do empresário, Anchieta Raulino (PMDB), deverá causar enormes dificuldades para o grupo situacionista.
É que o empresário, Luzimar Porfírio, que tem grande aceitação popular na cidade, poderá entrar na disputa como vice ao lado de Raulino, fato que fortalecerá o projeto do grupo situacionista.
Pesa a favor da prefeita, Gildene Barreto, o pouco tempo em que ela está à frente da prefeitura (cerca de um ano), já que poderá adotar como estratégia o discurso da continuidade e convencer assim os eleitores para lhe ajudar a continuar comandando os destinos do município.
Prefeito, Gilson Dias. Reeleição tranquila?
Francisco Dantas: Pelo que dizem os analistas políticos do referido município ligados ao atual prefeito, Gilson Dias (PTB)...
O Chefe do Executivo local caminha de forma tranquila para a sua reeleição, já que praticamente não existem adversários à altura para enfrentá-lo no pleito de 7 de Outubro.
Gilson Dias tem realizado uma gestão razoável, porém, o grupo oposicionista encontra-se fragilizado politicamente devido ao resultado da última eleição e, principalmente, a grande indefinição no sistema político.
Até o presente momento não se sabe se o ex-prefeito, Geraldo Magela, entrará na disputa contra o atual prefeito ou se cederá o lugar para que a sua esposa, Conceição Neres, teste a popularidade nas urnas.
Alguém aí arrisca um palpite?
Em futuras postagens, analisaremos o quadro sucessório de outros municípios...