Retorno garantido?
A chegada de 2012, por se tratar de um ano eleitoral, já começou a esquentar o "clima político" em diversos municípios do Alto Oeste e em Portalegre, não poderia ser diferente.
No município serrano, administrado pelo prefeito, Euclides Pereira (PMDB), a disputa deverá ser travada entre o ex-prefeito/vereador, Manoel de Freitas Neto (PP), e o vereador, José Augusto (DEM).
"Neto da Emater" (como é mais conhecido o ex-prefeito/vereador), deverá levar uma certa vantagem na disputa eleitoral, já que receberá o apoio incondicional do "Velho Euclides" (como é mais conhecido o prefeito atual), e que goza de uma altíssima aprovação popular.
Só para se ter uma idéia da enorme aprovação do "Velho Euclides", alguns analistas políticos locais afirmaram ao blog que o possível candidato democrata, José Augusto, já teria pensado até em desistir da pré-candidatura por, supostamente, temer sofrer novamente com uma derrota nas urnas em 7 de Outubro. Entretanto, essa informação foi negada de forma veemente por pessoas próximas ao edil do DEM.
Recentemente, o prefeito portalegrense chegou a esnobar a candidatura de José Augusto na imprensa, inclusive, afirmando que o partido dele (DEM) não teria espaço na chapa governista.
Ele disse: "Espaço na chapa, só se for de graça. Se eu fosse ele (José Augusto), nem entraria na disputa".
Contudo, Euclides Pereira ainda afirmou, na época, que não acreditava na repetição de uma candidatura única na serra de Portalegre.
Mas, como nem tudo são flores para o grupo situacionista portalegrense...
Para ser candidato, "Neto da Emater", terá que enfrentar a justiça primeiro.
"Neto da Emater" é réu em processo movido pelo Ministério Público por ato de improbidade administrativa, dentre outros motivos, por suposto desvio de recursos do FUNDEF. O valor atribuído a ação é de R$ 208.650,17.
A denúncia do Ministério Público foi acatada pelo Juiz, Cornélio Alves de Azevedo Neto, de Portalegre em 17 de maio de 2011.
As palavras do Magistrado são claras sobre uma provável ocorrência de um esquema de desvio de verbas do FUNDEF:
“Melhor explicitando, ao menos em uma análise sumária, própria das decisões dessa natureza, o lastro probatório acostado aos autos demonstra como provável a ocorrência de um esquema de desvio de verbas do FUNDEF e desvirtuamento do processo licitatório no âmbito da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, durante o período em que foi o demandado Prefeito”.
Além de explicar o caso a Justiça, o Ex-prefeito Neto terá que gastar muita saliva para esclarecer este caso aos professores da rede municipal de ensino de Portalegre.
Mais informações sobre o processo nº. 0000739-64.2009.8.20.0150 podem ser acessadas na página do TJ-RN.
Caso a Lei da Ficha Limpa seja aprovada, este deverá ser um problema que o ex-prefeito terá de superar para viabilizar sua candidatura a prefeito do município serrano.
Não deve ser fácil, mas não custa nada tentar...
Não deve ser fácil, mas não custa nada tentar...