Diante do "balcão de negociações espúrias" em que se tornou a política, podemos dizer que Alexis de Tocqueville tinha razão quando disse: "Na política, os ódios comuns são a base das alianças."
Em São Miguel, por exemplo, adversários históricos e que por muitos anos disputaram o poder, praticamente, "na base da chibatada"...
Resolveram de forma repentina esquecer as mágoas do passado em prol de um projeto político (pessoal?) maior: eleger a ex-deputada, "Nirinha" Fernandes, prefeita na "Serra do Camará".
Para esse projeto sair do papel seria necessário que o improvável acontecesse: a união do grupo comandado pelo médico, Acácio Campos (PMDB), com o grupo liderado pelo deputado estadual, Raimundo Fernandes (PMN).
Mas como em política nada é impossível...
A aliança foi oficializada e a partir de agora, os asseclas de Acácio e Raimundo terão que conviver num clima de total harmonia, situação difícil tendo em vista o histórico de rivalidade entre os dois grupos políticos.
Acompanhando "silenciosamente" toda essa reviravolta na política micaelense está o prefeito, Galeno Torquato (PSB), que deverá apoiar o ex-prefeito, Dário Vieira (PP), no seu possível retorno ao comando do Executivo municipal.
Quem também está "alheio" a esta nova conjuntura na política de São Miguel é o ex-deputado e pré-candidato a prefeito, Salismar Correia (PHS), que já declarou não concordar com a aliança formalizada entre Acácio e Raimundo.
Pelo visto, os novos desdobramentos da política micaelense acarretarão num cenário de disputa entre três candidatos na batalha pelo comando da prefeitura...
Quem for fraco... Que se "quebre"!