Você conhece o conto do pulo do gato? É mais ou menos assim...
Certo dia a onça pediu que o gato lhe ensinasse seus pulos. Quando o gato ensinou todos os pulos à onça, então ela os usou para capturá-lo e devorá-lo. Foi aí que o gato deu um pulo que deixou a onça a ver navios. Claro que o gato não havia ensinado todos os truques à sua “amiga” onça.
Mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o empresário pau-ferrense, Xavier Rêgo, né verdade?
Pois bem, todos sabem que no início do ano Xavier "Pneus" anunciou que não seria mais candidato a nenhum cargo eletivo na política pau-ferrense, inclusive, chegando a dizer que as chances dele voltar a disputar uma eleição como candidato seria de apenas 0,01%, ou seja, 99,9% seriam as chances dele não querer mais nem saber de política, entretanto...
Parece que nas contas do empresário 0,01% está valendo mais que 99,9%. Que coisa, hein?!
O fato é que quando Xavier anunciou que não seria mais candidato, algumas pessoas chegaram a dizer que tudo não passava de uma tática adotada pelo empresário para se fortalecer na briga pela vaga de vice-prefeito na chapa oposicionista, já que muitos "niltistas" atribuíram à figura do empresário a derrota sofrida por Nilton Figueiredo, em 2008, diante do prefeito, Leonardo Rego.
Desta forma, adotando a estratégia do "mergulho" para fugir das "confusões" em torno da escolha da vaga de vice, Xavier "Pneus" parecia querer ressurgir apenas no caso de uma aclamação popular por sua candidatura, coisa que não aconteceu.
Agora, com o seu nome, praticamente, descartado no processo de escolha na oposição, o empresário estaria desejando recuperar o tempo perdido, se é que isto ainda é possível.
Pelo o que dizem, o homem teria solicitado (estrebuchado) junto ao deputado Gustavo Fernandes um posicionamento público favorável ao seu nome ou então a favor do seu filho, Maison Rêgo, contudo nada foi feito.
Pelo visto, diante da inconstância do empresário, até para "Guga" ficou difícil de convencer os demais oposicionistas sobre a importância de Xavier na chapa.
Na minha singela opinião, Xavier Rêgo errou o "pulo do gato" quando, precipitadamente, retirou o seu nome da disputa pela vaga de vice-prefeito, pois possibilitou que outros nomes (até sem expressão) ganhassem força nesta "briga".
Querer voltar atrás na palavra agora para retomar um espaço na oposição que por direito (aclamação) nunca foi seu...
Pode ser uma façanha quase impossível de ser realizada!
Como diz um Provérbio Chinês: "Há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida."