Deu na coluna de César Santos/Jornal de Fato:
Aterro sanitário derruba Nilton
A condenação do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo (PMDB), pela Justiça Federal não altera a sua situação político-eleitoral. Ele já estava inelegível pela Lei da Ficha Limpa, devido a duas condenações em colegiado. Agora, essa nova condenação, no caso do aterro sanitário, vai exigir dele mais dedicação, pois muito dificilmente se livrará das pesadas punições.
Comentário do Blog: Bastante pertinente o comentário do referido jornalista sobre a situação eleitoral de Nilton Figueiredo (PMDB).
Embora esta condenação na Justiça Federal seja reflexo de um, suposto, crime cometido contra a administração pública e cuja a sentença o tenha tornado inelegível (ainda cabe recurso)...
O que complica Nilton mesmo é o fato dele ter tido suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e pela Câmara de Vereadores que, de acordo com a Lei de Inelegibilidade, deverá inviabilizar o projeto político de Figueiredo de retornar ao comando do Executivo local.
Ainda pesam nas costas do ex-prefeito uma condenação em primeira instância por Ordenamento de Despesas Indevidas na Justiça Estadual, vários processos por, supostos, casos de Improbidade Administrativa, além da Justiça Federal ter determinado a indisponibilização dos seus bens.
Agora, o advogado do ex-prefeito deverá honrar o gordo salário que recebe para afirmar publicamente que Nilton conseguirá homologar sua candidatura, entretanto, se ele vai conseguir realmente ou não...
É uma outra história.