Bráulio Figueiredo e Maison Rêgo: "Lambedores de Rapadura"???


Sabidamente, o "apelido pessoal" é algo comum e rotineiro. Sim, pois quase todos nós em algum momento de nossa vida fomos chamados por "um modo" distinto do nosso prenome.

Sabemos que alguns apelidos surgem ainda na infância e retratam a forma carinhosa com que somos tratados no seio da família, ressaltando que, a família é o nosso primeiro núcleo social. Outros apelidos porém, surgem no decorrer da vida e nem sempre se correlacionam com carinho.

Na política, por exemplo, tem sido um fato corriqueiro os políticos usarem a tática de apelidar, pejorativamente, os seus adversários na intenção de diminuí-los, contudo, nem sempre a estratégia dá certo. Pelo contrário, quase sempre o "tiro" sai pela "culatra" e o apelido acaba por popularizar um candidato até então desconhecido.

Alguns políticos do nosso estado como o ex-governador, Geraldo Melo (foi taxado de Tamborete de Forró), e o atual senador, José Agripino (foi apelidado, maldosamente, como Galega do Alecrim), servem como exemplos. Ambos sofreram represálias quando disputaram pela primeira vez um cargo eletivo e foram apelidados de forma pejorativa, entretanto, conseguiram utilizar o ódio dos seus adversários para se promoverem politicamente.

Na política local também temos um exemplo recente. Na campanha eleitoral de 2004, o jovem candidato oposicionista da época, Leonardo Rêgo (atual prefeito), surgiu como um verdadeiro desconhecido para a disputa eleitoral, fato suficiente para que os seus adversários o denominassem com vários apelidos, entre eles: "O Menino".

Resultado: Com uma boa ajuda da sua assessoria de marketing, Leonardo Rêgo ganhou a eleição daquele ano como "O Menino", reelegeu-se em 2008 e, até os dias atuais, é chamado carinhosamente pelos seus seguidores desta forma.

Agora, estamos próximos de mais um embate eleitoral e, aparentemente, as histórias contadas do passado teimam em querer marcar presença no presente.

Como??? Explico...

Das mesas dos pau-ferrenses para os palanques eleitorais?

Tão logo foram lançados como pré-candidatos pela chapa majoritária oposicionista, os jovens Bráulio Figueiredo e Maison Rêgo foram denominados, carinhosamente, pelos seus asseclas como: “Os Filhos dos Franciscos” (numa alusão clara ao filme nacional famoso) pois ambos são filhos, respectivamente, de Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo, e de Francisco Xavier Rêgo.

Entretanto... Segundo informações, o prefeito, Leonardo Rêgo, durante o seu discurso realizado na convenção partidária do DEM no último domingo (24), teria referido-se aos jovens pré-candidatos da oposição como: "Lambedores de Rapadura", causando revolta e indignação nos eleitores oposicionistas.

Como consequência disso tudo, a equipe contratada para fazer o marketing de Bráulio e Maison no pleito já estaria estudando a possibilidade de utilizar as mesmas armas do passado para neutralizar o discurso contundente de Leonardo Rêgo.

Só para se ter uma ideia, já tem eleitor oposicionista dizendo que vai participar das movimentações políticas de posse do famoso alimento peculiar da nossa região que, inclusive, tem presença garantida nas mesas de muitos pau-ferrenses para degustação após as refeições.

Aconselho aos integrantes do grupo situacionista a esquecerem logo essa ideia de, supostamente, denominarem Bráulio e Maison de "Lambedores de Rapadura", pois se a moda pegar...

Os apreciadores desse famoso doce regional poderão sentir-se bastante ofendidos, inclusive, aqueles que não dispensam nenhum pedaço de uma boa rapadura oriunda do famoso engenho de Dr. Geraldo Figueiredo.

Quem avisa...