Estive, no último sábado (02), visitando a cidade de São Miguel, a qual se diga terá uma das campanhas eleitorais mais eufóricas da região. Na visita, pude constatar que o trabalho de articulações nos bastidores está a pleno vapor entre os pré-candidatos que disputarão o comando do Executivo local.
É de conhecimento geral que tanto o grupo situacionista quanto o oposicionista racharam, todavia, apenas o segundo lançou sua chapa e que será encabeçada pela ex-deputada, "Nirinha" Fernandes (esposa do dep. Raimundo Fernandes). O jovem Acácio Filho, herdeiro do ex-líder da oposição, Dr. Acácio Campos, comporá como candidato a vice-prefeito.
Pelo o que me disseram, até aqui "Nirinha" tem feito uma pré-campanha aguerrida, inclusive, realizando um intenso trabalho de visitas junto aos eleitores de todo o município. Ela conta, em tese, com o apoio de nove partidos, cinco vereadores e tentará a todo custo conquistar o comando da prefeitura local.
Já o Prefeito, Dr. Galeno Torquato, tem preferência pela pré-candidatura do ex-prefeito, Dr. Dario Vieira, o qual é tido como franco favorito e dono de grande popularidade no município.
Contudo, o referido, ainda não foi oficializado como candidato da situação e, tampouco, apresentou seu companheiro de chapa.
Mesmo assim, segundo informações, Dr. Dario estaria liderando com folga todas as pesquisas realizadas até o momento para "consumo interno", mas não podemos confirmar essa informação em virtude das restrições impostas pela legislação eleitoral, afinal, só se pode divulgar o resultado de um levantamento se ele estiver devidamente registrado no TRE.
Entretanto, podemos dizer que pelo andar da carruagem...
O médico Dario Vieira poderá se dar ao luxo de ter uma boa "gordura" para "queimar" durante um bom tempo, sem ao menos sentir-se ameaçado pelos os seus principais concorrentes.
Por fim, a situação do Dr. Salismar, Ex-Dep. Estadual, o qual foi candidato à vice da oposição nas duas últimas eleições, ao lado do tetra-derrotado, Dr. Acácio, que perdeu eleições em 1988, 2000, 2004 e 2008.
Salismar está, ainda, pré-candidato, tentando oportunizar uma campanha atípica em cidades provincianas como São Miguel, com três candidatos.
O referido cardiologista foi abandonado pelo PMDB que, ano passado, jurou-lhe de pés juntos e ajoelhado que marchariam unidos para vencer as eleições de 2012, inclusive, com as bênçãos do Dep. Gustavo Fernandes.
A promessa foi descumprida, sem nenhuma explicação à Salismar.
Pelo que vi e ouvi, o ex-deputado é peça importante nessa eleição e poderá ser o fiel da balança, pois na última eleição obteve 2.400 votos no município para deputado, estando inclusive, sendo cortejado por Dr. Dario para ser seu vice.
Mas, em verdade, digo que somente após a oficialização das candidaturas é que poderemos analisar com uma maior perícia o quadro eleitoral do município. Por enquanto, ficaremos só nas conjecturas.
Ou pelo menos, até que algum fato novo aconteça...