A "credibilidade" dos intitutos de pesquisas e as, supostas, manipulações para confundir o eleitorado pau-ferrense.


Está ficando cada vez mais difícil de acreditar nos resultados de algumas pesquisas eleitorais, principalmente, quando elas são utilizadas no período eleitoral para, supostamente, alavancar algumas candidaturas que estão em queda livre.

Hoje em dia, costuma-se dizer nos bastidores da política que muitas pesquisas eleitorais são utilizadas mais como peça publicitária pelos candidatos do que realmente para mostrar o quadro político de um município. 

E não se enganem, sempre tem um contratante por trás dessas pesquisas que, dependendo do poder de argumentação, pode influenciar no resultado a ser divulgado. 

Em Pau dos Ferros, a história comprova que os institutos mais erraram do que acertaram e isso despertou a desconfiança de grande parte da população que, atualmente, quando escutam falar em pesquisa... 

Indagam rapidamente: Será mais uma do IBOPE do paraguai???

Só para se ter uma ideia, no ano de 2004 a professora Maria Rêgo disputava a prefeitura pau-ferrense pelo o PMDB e liderava todas as pesquisas, porém, o seu adversário na época, Leonardo Rego, acabou ganhando a eleição, fato que deixou muita gente na cidade pensando que "Dona Maria Rêgo" (Mãe do vice-prefeito, Fabrício Torquato) teria patrocinado uma pesquisa, supostamente, fraudulenta para tentar ganhar a peleja pelo o voto na base do engodo.

Relembre na imagem abaixo:

Dê um clique duplo para ver num tamanho maior.

Na campanha de 2008, algo semelhante aconteceu, só que de maneira mais escancarada.

O prefeito/candidato, Leonardo Rego, enfrentava o ex-prefeito, Nilton Figueiredo, e faltando cerca de um mês para o pleito três pesquisas foram divulgadas, inclusive, uma do "IBOPE" apontando uma vitória do Chefe do Executivo com uma diferença superior a 18% (cerca de 2.500 votos de maioria), coisa que acabou não acontecendo na prática.

Leonardo Rego ganhou com apenas 3% (pouco mais de 300 votos) e, mais uma vez, parte da população pau-ferrense suspeitou ter existido algum trabalho de manipulação de pesquisas para, supostamente, beneficiar a reeleição do atual prefeito do DEM.

Relembre o resultado das pesquisas dando um clique duplo nas imagens abaixo:

Pesquisa START/Pau dos Ferros de 2008.

Pesquisa IBOPE/Pau dos Ferros/Paraguai?

Pesquisa Perfil/Pau dos Ferros 2008.

Contra fatos não há argumentos! 

Não precisa ser nenhum cientista político para deduzir que, em Pau dos Ferros a divulgação de pesquisas não interferem diretamente na escolha do eleitor, pelo contrário, pois quando se fala em divulgação de sondagens eleitorais por essas bandas...

Tem sempre alguém dizendo: Será que esta é mais uma pesquisa mentirosa do "Paraguai"?


Sinceramente falando? Aconselho aos políticos de nossa terra a não confiarem muito na estratégia de blefar com números de "pesquisas suspeitas", caso contrário, o feitiço pode virar contra o feiticeiro!

Quem avisa...