Outra "pérola" de Fabrício Torquato no horário eleitoral.


O candidato a Prefeito de Pau dos Ferros pelo DEM, Fabrício Torquato, disse no programa eleitoral desta quarta-feira (22) que Pau dos Ferros (rede municipal de ensino) havia superado as metas estabelecidas pelo MEC (através do IDEB) para o ano de 2011. 

Podemos dizer que esta informação é metade verdade, metade inverídica. 

Em Pau dos Ferros, a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para 2011, determinada pelo Ministério da Educação, foi atingida apenas nas séries finais do ensino fundamental que corresponde da 5ª a 8ª série. 

Já nas séries inicias (4ª série/5º ano), o município não teve suas metas alcançadas. Ademais, em ambas as séries, o município apresentou números abaixo da média brasileira. 

Vejamos:

Séries iniciais – Nas séries iniciais, Pau dos Ferros teve média de 3,6 para o 5º ano do ensino fundamental. Com esta média o município não conseguiu superar a projeção do MEC para este ano, que era de 4,0. Pior, ficou bem abaixo da média nacional que foi de 5,0. 


Clique na imagem e veja maior.

Séries finais - Nas séries finais, Pau dos Ferros obteve média 3,7, superando a meta projetada que era de 3,2. Porém, o município ainda permanece abaixo da média nacional, que em 2011, foi de 4,1. 

 Clique na imagem e veja maior.

Finalizo esta matéria com um conhecido provérbio chinês: "Uma meia verdade é sempre uma mentira inteira".