Pau dos Ferros será invadida, mais uma vez, por uma enxurrada de pesquisas.


Mais uma vez, as pesquisas eleitorais deverão causar polêmica nas eleições de Pau dos Ferros. Boas ou ruins para os eleitores, fidedignas ou não, este ano deveremos ter mais uma enxurrada delas.

A exemplo da eleição municipal passada (2008), teremos a divulgação de números de todos os preços e para todos os gostos, mas no final será o eleitor que vai decidir quem é o "CARA" na disputa pela Prefeitura da cidade mais importante do Alto Oeste.

Depois da divulgação da primeira e alegórica pesquisa (defasada) da PERFIL, eis que agora temos notícias da divulgação de mais uma sondagem, desta vez, realizada pelo instituto CERTUS de Natal e em parceria com o Jornal Correio da Tarde que apresentará os números na próxima segunda-feira (13).

Uma pergunta que não quer calar: Quem patrocina essas pesquisas e qual o interesse que move essa enxurrada de pesquisas?

Essa pergunta não surgiu da minha cabeça, mas da cabeça de muitas pessoas que acessam os blogs e se sentem deveras incomodadas, com a quantidade de institutos de pesquisas que surgem e a torrente de pesquisas de intenções de voto que são produzidas durante as campanhas políticas. Institutos esses que assim como surgem, desaparecem como num passe de mágica.

Com base na proliferação de Institutos de Pesquisas, supõe-se que fazer pesquisas de intenções de votos é um bom negócio. Uma atividade temporária, mas que pelo visto, se trata de um excelente negócio.

O que se discute muito nas ruas é sobre a influência das pesquisas no voto do eleitor analfabeto ou semi-analfabeto que (por não ter uma consciência crítica) costuma votar naqueles que aparecem (hipoteticamente) em primeiro lugar nas sondagens.

Sinceramente falando...

Essa enxurrada de pesquisas deve atender a interesses inconfessáveis, o que justifica a existência desse festival ou indústria de pesquisas.

Que lástima!