São Miguel: Instituto ITEM, que estaria a serviço da oposição, utilizou indevidamente nome de estatísitico em pesquisa eleitoral.


O Instituto ITEM PESQUISAS TÉCNICAS, que divulgou nesta quarta-feira (26) números "fantasmagóricos" sobre a eleição de São Miguel, está sendo acusado de ter utilizado INDEVIDAMENTE o nome de um estatístico para registrar uma pesquisa no TRE sobre a disputa no município de Serra do Mel.

Confira abaixo, em matéria publicada pelo Blog do BG:

Após o estatístico Paulo de Tarso denunciar no Twitter, o blog foi atrás e descobriu que o instituto de pesquisas denominado de ITEM, com sede na cidade de Lagoa Nova-RN, registrou uma pesquisa eleitoral, para divulgação, realizada no município de Serra do Mel, utilizando indevidamente o nome do estatístico Paulo Ricardo Cosme Bezerra, de registro no Conselho Regional de Estatística (Conre) 8083.

A presença de um estatístico é fundamental para garantir o registro da pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Regional Eleitoral (TRE). Paulo Ricardo não apenas não participou da pesquisa como também teve seu registro usado sem autorização.

O estatístico, que é funcionário do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), procurou a Associação dos Institutos de Pesquisas do Rio Grande do Norte (Assinp) para abrir uma reclamação contra a empresa. Ele também irá abrir uma denúncia sobre o instituto junto ao TRE e à Polícia Civil pelo uso indevido de sua identidade.

“Estive ontem no TRE de Natal e me foi informado a procurar a 34ª Zona Eleitoral em Mossoró, local onde a pesquisa foi registrada. Chegando lá procurar a promotora Dra. Ana Araújo Ximenes Teixeira Mendes. Estou saindo amanhã cedo para Mossoró”, avisou a vítima. 

Comentário do Blog: Segundo informações, o mesmo Instituto ITEM estaria atuando em São Miguel a serviço de um grupo de patrocinadores da oposição para, supostamente, tentar alavancar a candidatura de "Nirinha" Fernandes, esposa do Deputado Raimundo Fernandes.

Ainda segundo a fonte, como o CONSULT divulgou pesquisa dando ampla vantagem para os candidatos governistas, a estratégia adotada pelos simpatizantes de "Nirinha" Fernandes seria a de tentar confundir o eleitorado micaelense, num jogo maquiavélico bastante conhecido na política: 

"De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade." (Joseph Goebbels)

Que coisa feia!