Leonardo Rego estaria "pressionando" Fabrício Torquato a manter Secretária envolvida em escândalos no cargo.

Secretária de Assistência Social, Emília Suzana.

O Prefeito Eleito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM), já começou a definir os nomes que comporão a sua equipe de governo, a partir de janeiro de 2013. César Gameleira (Finanças), Ewerton Torquato (Planejamento) e Dr. Raimundinho Abílio (Saúde) já são dados como certos na nova gestão.

Mas são as especulações em torno da permanência de Emília Suzana à frente da Secretaria de Assistência Social que mais tem despertado a curiosidade dos observadores do cenário político local.

Pelo que nos foi repassado, Emília Suzana tem lutado com "unhas e dentes" para se manter no comando da pasta, inclusive, contando com o apoio moral do atual Prefeito, Leonardo Rego, que nunca fez questão de esconder a sua admiração pela auxiliar, mesmo nos momentos mais nefastos.

Acontece que, segundo informações, o nome de Emília Suzana tem enfrentado fortes resistências dentro do grupo comandado pela Professora Maria Rêgo, principalmente, pelo fato da "Super-Secretária" do Governo Leonardo Rego ter envolvido-se em vários escândalos relacionados a supostos favorecimentos a familiares em processos licitatórios da atual gestão e que deram margem para a instauração de 5 Inquéritos Civis por parte do Ministério Público do Estado Rio Grande do Norte (Reveja AQUI e AQUI).

Tem mais. Pelo que divulgou o Ministério Público, a "Super-Secretária" também está sendo investigada por, supostamente, ter permitido que a empresa de uma servidora do município (Sua Auxiliar) participasse e vencesse irregularmente vários processos licitatórios dentro da própria pasta que comanda, já que segundo o artigo 9º da Lei n.º 8.666/93 essa prática é terminantemente proibida (Relembre AQUI e AQUI).

Ministério Público ainda está investigando supostos favorecimentos em processos licitatórios da SEMJHAS.

Outra investigação em andamento no Ministério Público que envolve diretamente a "Super-Secretária" deve-se ao fato de uma empresa pertencente aos parentes de uma Vereadora aliada ao Governo Municipal ter sido, supostamente, a única loja credenciada a descontar os cheques do "Programa Reforma Cidadã", programa da prefeitura que beneficia famílias de baixa renda e que é realizado pela Secretaria Municipal da Juventude, Habitação e Assistência Social (SEMJHAS). 

Como na época Emília Suzana era vista como pré-candidata situacionista ao comando do Executivo, muitas polêmicas foram geradas em torno do assunto (Confira AQUIAQUI e AQUI). 

O mais interessante é que a "Super-Secretária" do Governo Leonardo Rego sempre foi vista pelos governistas como detentora de um perfil técnico, talvez, como forma de compensar a sua falta de habilidade política. Contudo, até mesmo nesse quesito parece que a sua atuação deixou a desejar, isso claro, se levarmos em consideração apenas os fatos narrados acima.

Agora, chegada a fase de transição de um governo que está acabando para outro que precisa imediatamente mostrar a que veio, especular o futuro da "Super-Protegida" do ainda Prefeito, Leonardo Rego, é inevitável!

Perfil técnico de Emília Suzana sempre foi elogiado pelos governistas, mas supostos "erros administrativos" na sua pasta originaram questionamentos.

Os que defendem a permanência de Emília Suzana garantem que a sua presença no Governo Fabrício Torquato será primordial para manter viva a imagem do "Mito Leonardo Rego".

Já os que desejam vê-la fora da Secretaria de Assistência Social temem o estouro de novas denúncias ou o agravamento das que foram apresentadas no poder Judiciário. Diga-se de passagem, tudo o que um Prefeito Eleito não precisa no início de sua gestão.

Mas caberá somente a Fabrício Torquato decidir, afinal, é ele quem sentará na cadeira de prefeito. Terá toda autonomia e poder para decidir livremente.

Sabemos apenas que Fabrício terá que agir com cautela (feito as serpentes), para não provocar mal estar na base aliada, contudo, o que o Prefeito Eleito também não poderá esquecer é que se os erros persistirem... 

O seu futuro é que estará em jogo, não os dos seus antecessores que deverão estar envolvidos em novos projetos.

Aguardarei o desfecho dessa história torcendo para que a melhor decisão seja tomada, afinal de contas, independentemente das minhas preferências políticas, desejo que o novo prefeito consiga realizar uma gestão eficiente do ponto de vista técnico, mas também com a adoção de políticas públicas que o aproximem da população.

Como dizia o Ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido, Clement Attlee: "A democracia não é apenas a lei da maioria, é a lei da maioria respeitando o direito das minorias."