Fernando Mineiro: "Problema não é reduzir custeio, mas a incompetência."


O deputado estadual, Fernando Mineiro (PT), avalia a crise financeira do Estado e afirma que o problema do governo não é de redução do custeio, mas de redução da incompetência. Segundo ele, a crise "é a confissão da incompetência administrativa" já que a governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), "já tem dois terços do mandato cumpridos e ainda levanta uma crise que coloca em risco o dinheiro para pagar a folha de pagamento".

Segundo Mineiro, o discurso do governo difere da mensagem lida por Rosalba no começo do ano na Assembleia Legislativa quando, segundo o petista, a governadora elogiou o equilíbrio nas contas do Estado, afirmando que as finanças estavam ajustadas. "Só que seis meses depois, não é nada disso que se vê. O que está errado? A mensagem dela em fevereiro ou a crise de agora?", questiona.


Mineiro disse ainda, entretanto, que, até o momento, para combater a propalada crise financeira estadual, Rosalba só comunicou intenção. "Ela precisa esclarecer, via sociedade, e indicar, quais são as contenções que ela vai fazer, onde ela vai reduzir em cada secretaria, que despesa vai cortar. Precisa fazer isso", afirmou.

Segundo o deputado, nos seis primeiros do ano a receita de ICMS foi maior que a do semestre anterior. Além disso, o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que junto com o ICMS formam as principais receitas do Estado, também foi superior neste semestre, em relação ao ano passado. "O ICMS e o FPE foram maiores. Então, acho que o que Rosalba precisa reduzir não é o custeio, mas a incompetência", disse.

RESPONSABILIDADE

Mineiro afirmou, ainda, que, diante da crise, Rosalba sequer tem em quem colocar a culpa, já que ela está com dois terços do mandato transcorridos. "Vai colocar culpa em quem?". O petista defende, ainda, mais transparência do governo, por causa do atraso no repasse dos recursos aos demais poderes. "Precisa ter mais transparência nos dados. Mais transparência nas informações. Dizer onde vai cortar".

Mineiro também denuncia o não pagamento dos fornecedores por parte do governo. "Recebi informações de fornecedores dizendo que não estão recebendo. Na prática, o governo já decretou uma moratória. Como é que faz discurso em tom otimista, e seis meses depois na prática tem uma moratória com fornecedores? Foi do dia para o outro que piorou?".

Informações disponíveis no site do Jornal de Hoje