Para jornalista mossoroense, Recomendação do MP foi divulgada tardiamente e cancelamento da FINECAP ocasionaria prejuízos pomposos.


Deu na coluna de Márcio Costa/Jornal o Mossoroense:

O Ministério Público emitiu recomendação que deverá mexer com a semana na cidade de Pau dos Ferros. Se a recomendação for seguida à risca, a edição 2013 da Finecap poderá ser inviabilizada. Na base de argumentação do MP constam o atendimento a áreas prioritárias, combate aos efeitos da estiagem prolongada e os problemas de abastecimento que afetam o município. E sejamos sensatos, Pau dos Ferros vive uma das suas principais crises de abastecimento de toda a história, a solução deste problema deveria ser prioridade no atual momento. Segundo documento emitido pelo MP, serão investidos cerca de R$ 600 mil para a contratação das atrações. Este valor seria o suficiente para elaborar o projeto de captação de recursos para a construção da adutora expressa que levaria água da barragem de Santa Cruz para pôr fim a crise de abastecimento hídrico que atinge o município.

Mas em meio a tantas argumentações sólidas, o Ministério Público cometeu pelo menos uma falha grave. A recomendação veio tarde. A estrutura para a feira está quase concluída. Cancelar a Finecap a esta altura, vai gerar mais problemas do que soluções. Se houve incoerência do município para a realização do evento em meio a uma crise tão grande, faltou agilidade do MP para agir de forma a buscar soluções sem o registro de prejuízos tão pomposos. É esperar que até o fim da semana surjam soluções para este impasse que ainda dará muito o que falar.
(Veja AQUI)

Comentário do Blog: Endosso as argumentações do jornalista Márcio Costa sobre a demora do Promotor de Justiça, Mac Lennon Lira dos Santos Leite, em emitir uma recomendação limitando os investimentos de dinheiro público num evento de grande porte como é a FINECAP, afinal, embora a festa esteja sendo realizada em um momento de calamidade devido a estiagem, o Ministério Público errou feio ao querer praticamente "sepultar" um evento tradicional na véspera de sua realização, quando toda a estrutura já foi montada na Praça de Eventos da cidade.

Não questiono os argumentos utilizados pelo promotor Mac Lennon, pois todos estamos sofrendo na pele com o risco de colapso d'água na cidade, porém, tal medida deveria ter sido anunciada com uma maior antecedência, já que se a recomendação for acatada outros prejuízos financeiros afetarão a Municipalidade.

Precisamos de uma solução para o problema do abastecimento d'água sim e a classe política local precisa se mexer (oposição e situação), mas não enxergo na atitude tardia do Ministério Público o meio mais eficaz para o fim desta problemática.

Não precisamos de soluções que geram outros problemas. Se alguém perdeu o momento certo de agir que arque com as responsabilidades sozinho pelo retardamento, pois o que não pode é o nosso município, além de sofrer com a falta d'água, ter que arcar com prejuízos pela não realização de um evento que, notadamente, aquece a economia local.

Que o bom senso prevaleça, mais prejuízos de forma alguma, que a festa aconteça!