Vereadora que foi condenada pelo TJ-RN por uso de documento falso poderá assumir Prefeitura de Marcelino Vieira.


Pivô de um dos maiores escândalos da política potiguar, que ficou conhecido como "Caso Gusson (Relembre AQUI), a Vereadora Verônica Rodrigues (PP) poderá assumir a Prefeitura de Marcelo Vieira. 

A parlamentar, atual Presidente da Câmara Municipal da cidade, que também foi condenada pelo TJ-RN por uso de documento falso (Veja AQUI), pode substituir o Prefeito, José Ferrari (PR) e a Vice-prefeita, Tâmisa Tébita (PSD), que tiveram seus mandatos cassados pelo juiz eleitoral João Afonso Morais. A dupla de gestores é acusada de compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha de 2012.

Na decisão, além de afastar Ferrai e Tâmisa, o magistrado determina que a Presidente da Câmara assuma interinamente a Prefeitura, enquanto realiza-se uma eleição suplementar conforme determina a Lei Eleitoral para os casos de anulação de mais de 50% dos votos, além de aplicar uma multa ao prefeito e a vice.

Caso sua posse seja confirmada, Verônica Rodrigues será a primeira mulher a ocupar o principal posto político da cidade. 

Porém, as informações que nos chegam dão contam que os advogados do Prefeito José Ferrari já estão trabalhando para conseguirem o seu mandato de volta, através de recursos cabíveis, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), em Natal.

Caso Gusson

Verônica mantinha uma relação pessoal com Marcos Santos, cunhado do então governador Garibaldi Alves (PMDB) quando estourou o maior escândalo do governo peemedebista. A atual vereadora foi a responsável por aproximar Luis Henrique Gusson do governo.

Preso no início do ano 2000, Gusson revelou a Polícia a existência de um esquema no governo para favorecer empresas privadas na contratação de equipamentos e serviços pelo governo, com dispensa ilegal de licitação, com a colaboração de autoridades do Executivo.

Na época, o Ministério Público Estadual denunciou o cunhado do governador por tráfico de influência e o ex-secretário de Segurança, Josemar Tavares, e o ex-procurador-geral do Estado, Francisco Nunes, por improbidade administrativa e dispensa ilegal de licitação. Verônica chegou a ser presa, no período do escândalo, junto com Gusson.

Blogueira

Além de vereadora, Verônica também é advogada e estudante de Medicina. Em seu blog na internet, mantém uma descrição pessoal, onde se considera uma "eterna aprendiz". 

A parlamentar diz que mantém o blog porque é internauta e com o objetivo de informar aos seguidores o que entende de interessante. Por fim, conclui ao dizer que tem "alto ímpeto de humildade intelectual para aceitar que há gosto para tudo".

As informações principais são do Jornal de Hoje