TRE-RN realiza simulado para testar urnas e sistemas para Eleição 2014.


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, através da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI, realizou nesta quarta-feira (09), o Primeiro Simulado Nacional de Urnas. Promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o evento tem a finalidade de validar as ações adotadas pela Justiça Eleitoral para as eleições de 2014, relativas a hardware, software e orientações a respeito de procedimentos.

Um dos principais objetivos do simulado, realizado no Centro de Operações da Justiça Eleitoral – COJE foi testar aspectos relacionados com a identificação biométrica do eleitor, motivo pelo qual foi utilizado o maior número possível de urnas com sensores biométricos.

No simulado do TRE-RN foram utilizadas 276 urnas, as quais funcionaram de 8h às 17h (horário da eleição), operadas por um contingente de 30 servidores da secretaria e de zonas eleitorais da capital. No teste foram avaliados os processos de votação, transmissão de boletins de urna e totalização. 

Para o secretário da STI, Osmar Fernandes, o teste "permite detectar os problemas intermitentes e reconhecer possíveis problemas que potencialmente se manifestam apenas nas condições reais, isto é, durante as próprias Eleições 2014". 

O simulado foi dividido pelo TSE em dois grupos, um dirigido às eleições suplementares municipais e outro sobre as eleições gerais. O Rio Grande do Norte ficou no segundo grupo ao lado de Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia e Santa Catarina. 

O teste utilizou candidatos fictícios e eleitores e partidos reais. Para que a análise dos dados produzidos pelo teste seja confiável as urnas foram aleatoriamente amostradas por modelo disponível no Regional.