Por meio de nota, Secretária Patrícia Leite esclarece quadro da saúde em Pau dos Ferros.


Confira abaixo uma nota de esclarecimento enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Pau dos Ferros ao nosso blog, onde a Secretária Patrícia Leite presta alguns esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos envolvendo a Secretaria de Saúde do município:

À frente da Secretaria de Saúde (SESAU) de Pau dos Ferros há alguns meses, Patrícia Leite empenha-se no sentido de atender todos os pau-ferrenses de forma digna e humanitária, ao contrário do que tem sido divulgado em redes sociais e blogs locais. 

A secretária, consciente da prioridade que a saúde deve ter, segue o modelo de gestão do prefeito Fabrício Torquato, de respeito ao povo. 
O alto custo mensal da prefeitura na manutenção das mais diversas especialidades na área da saúde – desde consultas, exames e cirurgias –, realizadas nos melhores centros médicos do Rio Grande do Norte, é resultado do trabalho desenvolvido pela Sesau, que autoriza os atendimentos – sempre dentro do possível – para os mais necessitados da cidade. Através de recursos próprios, o município cobre todos os gastos com autorizações de procedimentos particulares, os quais jamais deixaram de ser ofertados.

Patrícia Leite atende a população toda terça-feira, na sede da Secretaria de Saúde (SESAU), não nega um contato mais próximo a ninguém, sempre observando a otimização do redimensionamento orçamentário do município. No entanto, ainda segundo Patrícia, já neste mês de agosto haverá mudanças no atendimento, quando a secretaria passará a atuar de acordo com o Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN). Marcações de consultas, exames e cirurgias acontecerão na Central de Regulação. "Isso vai me permitir conversar com as pessoas sobre os problemas de saúde, os atendimentos nas UBS... Fazer uma avaliação de como está a saúde. A gente conversando com a população vai fazendo os ajustes que são necessários", disse a secretária.

Com planejamento e zelo com o dinheiro público, a Sesau e a prefeitura têm realizado investimentos para os pau-ferrenses. Além da adesão ao Copirn, Pau dos Ferros aderiu ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Quanto a obras importantes, já são quatro em andamento: a construção das unidades básicas dos bairros João XXIII, Manoel Deodato e São Judas Tadeu, e o Pólo Academia.

Nos próximos 15 dias, a Secretaria de Saúde (SESAU) também estará adquirindo três veículos (dois para o Programa Saúde da Família e um para a vigilância sanitária). O Programa Mais Saúde, que irá incentivar as pessoas ao não sedentarismo, é outro projeto a ser posto em prática até o final deste mês. Em outubro, será iniciada a reforma do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), para uma atenção de qualidade. E a construção de uma academia no Perímetro Irrigado está sendo pensada para novembro.

Neste sábado (02), Patrícia Leite estará na Rádio Cultura do Oeste para reforçar os esclarecimentos à comunidade pau-ferrense. Quem quiser poderá acompanhar a fala da secretária, na AM, a partir do meio-dia.