Em evento da FAERN, Robinson Faria assume compromisso com produtores rurais.


A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) recebeu o candidato Robinson Faria (PSD) nesta quinta-feira (4) para debater sobre os desafios da agropecuária no Estado. Ao lado do candidato a vice-governador, Fábio Dantas (PCdoB) e de produtores rurais, Robinson destacou o planejamento para o setor nos próximos quatro anos. 

"O agronegócio será um parceiro do nosso Governo. O papel do Estado é de fomentar as atividades produtivas e a agricultura e a pecuária serão beneficiadas com projetos e cumprimento do papel do Governo", destacou Robinson.

A questão do semiárido e a seca, conhecida como ‘Viver bem com a seca’ foram destacadas por Robinson como importante para o setor rural e produtivo. “É preciso planejamento para o setor. No nosso governo vamos garantir condições para que os produtores rurais não tenham que suspender as atividades durante meses, prejudicando o setor e a economia”, frisa.

Os atrasos dos licenciamentos ambientais e a segurança rural também foram tema da exposição do candidato ao Governo que disse que irá equacionar esses desafios. “Não podemos permitir que ocorra um êxodo rural nas cidades do RN por insegurança”, destacou. Sobre os licenciamentos, Robinson disse que no seu governo o Idema terá que explicar o motivo dos atrasos e dar solução imediata para as licenças atrasadas. 


O Programa do Leite, a questão das dívidas rurais e do crédito rural também foram levantadas por Robinson. "O nosso governo terá a marca do diálogo. Vamos sentar com as associações e sindicatos para saber como ajudar para que o agronegócio prospere no nosso Estado. Vamos dar eficiência ao Estado para que ele cumpra o papel de fomentador, garantindo apoio financeiro ao homem do campo que precisa da mão amiga do Governo", garantiu.

Na última década a agropecuária potiguar perdeu participação na economia caindo de 8% para 3%. "Não podemos permitir que uma das cadeias produtivas que mais emprega e gera renda no Estado seja esquecida", justificou o candidato.

Robinson falou ainda sobre os desafios nas questões da infraestrutura, transporte, rodovias e a construção de um porto para ampliar a capacidade logística de escoamento da produção.

Sobre o desabastecimento e a escassez de água no RN, Robinson reafirmou que é preciso investir na ampliação da rede de distribuição de água, na construção de cisternas, reservatórios, açudes e barragens. "É preciso construir adutoras, perfurar e instalar poços em comunidades rurais e repensar o sistema de distribuição. A crise no sistema de abastecimento não tem causa somente nos efeitos climáticos e pode ser administrada com planejamento", destaca.

Robinson entregou ao presidente da Faern, José Vieira o Plano de Governo da Coligação Liderados pelo Povo e recebeu o documento do que os produtores esperam do próximo Governo.