Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, participou de oficina promovida pela Semarh no auditório do IFRN.

Prefeito, Fabrício Torquato, ao lado da Secretária Fátima Araújo.

Representantes municipais do Alto Oeste se reuniram hoje (17), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), para participar de uma oficina realizada pela assessoria técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), cujo objetivo foi a discussão da legislação nacional que institui a política de resíduos sólidos.

Na capacitação, técnicos e gestores públicos receberam orientações acerca de atividades estratégicas para o desenvolvimento da limpeza pública e da metodologia a ser utilizada na elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos da Região do Alto Oeste, bem como do plano estadual.

De acordo com a Semarh, um dos principais benefícios dos planos é a aptidão dos prefeitos para pleitear junto ao Governo Federal recursos para serem investidos na área de resíduos sólidos.


A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, consciente da necessidade dos cuidados com o meio ambiente, não poderia ficar de fora da oficina. O Prefeito, Fabrício Torquato, e as secretárias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação e Saúde compareceram ao treinamento.

Vale lembrar, contudo, que Pau dos Ferros, através da secretaria de Meio Ambiente (SEMA), já tem realizado um importante trabalho socioeducativo, com moradores e unidades de ensino. "A construção coletiva de hábitos e atitudes corretos em relação à preservação ambiental, por meio da coleta seletiva e do acondicionamento do lixo, mostra um resultado positivo para o desenvolvimento do município", disse a secretária Fátima Araújo.

Por meio do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos da Região do Alto Oeste e do aterro sanitário que funcionará na cidade atendendo mais de 40 municípios da região, Pau dos Ferros irá avançar ainda mais na resolução dos problemas relacionados aos resíduos sólidos.