Empréstimo de R$ 850 milhões solicitado pelo Governo do Estado só será liberado na gestão Robinson Faria.


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa (AL) não deve apreciar, na reunião desta quarta-feira (26), o relatório sobre o pedido de empréstimo feito pelo Governo do Estado.

O relator do caso, deputado estadual, Kelps Lima (SD), afirmou à imprensa que deve receber somente hoje (25), as informações adicionais solicitadas ao Executivo para elaborar o documento. Se aprovado, o empréstimo de R$ 850 milhões só será liberado no próximo ano, na gestão Robinson Faria.

A solicitação do empréstimo foi feita pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), mas devido ao processo burocrático e trâmites legais, o dinheiro só será liberado após o encerramento da atual gestão. "São pelo menos dois meses de tramitação desse processo, ou seja, se tudo for aprovado, os recursos estarão disponíveis em 2015", disse Kelps Lima.

Kelps relatou que o governo atual e a equipe do governador eleito estão afinados sobre o tema. "Conversei com Robinson rapidamente por telefone e ele designou o deputado José Dias para representar o novo governo nas reuniões sobre o assunto. Conversei com o deputado. Ele apresentou as intenções da nova gestão. Basicamente, os recursos serão usados para as contrapartidas de obras federais, como os acessos ao aeroporto e a barragem das oiticicas, que o Estado não tem dinheiro para pagar. Mas, sobram recursos e precisamos detalhar todo o plano de investimento desse dinheiro", enfatizou.