Pau dos Ferros: Vereadores decidem aprovar requerimento que solicitava realização de nova eleição para a Mesa Diretora da Câmara.


Em sessão ordinária realizada, nesta quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, foi aprovado, por ampla maioria de votos, o Requerimento Nº 039/2014, de autoria do Vereador Edgar Queiroz, que solicitava a realização de uma nova eleição para a escolha do membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo, biênio 2015-2016.

O argumento de Edgar Queiroz para a apresentação do requerimento foi que o processo eleitoral realizado anteriormente na Casa Legislativa, em 2013, continha irregularidade, sob o ponto de vista do princípio da igualdade, porquanto ele não teve o direito de votar e/ou ser votado no referido período.

Ainda segundo as argumentações de Edgar, a atual legislatura não deveria ter antecipado o pleito, já que existia um mandato de vereador sendo discutido na esfera jurídica, o qual, inclusive, foi legitimamente reconhecido pela Justiça Eleitoral.

Pois bem, após discussões bastante acaloradas, instigadas principalmente pelos edis que se sentiram prejudicados com o novo cenário evidenciado no Legislativo, eis que o requerimento foi colocado em votação, sendo aprovado na sequência pelo placar de 5 a 3, de forma democrática.

Votaram a favor os seguintes vereadores: Antônio Avelino, Tércia Batalha, Eraldo Alves, Kasumaro Kened e Edgar Queiroz. Se posicionaram contra: Gilson Rêgo, Gugu Bessa e Francisco José (Gordo do Bar).

Frise-se que não houve necessidade da atual Presidente, Francisca Itacira Aires Nunes, declarar voto, tendo em vista o evidente desejo dos edis por atenderem a solicitação legítima do colega parlamentar.

Segundo informações, a data do novo pleito deverá ser discutida e marcada na próxima sessão, que deverá ocorrer na quinta-feira (27).

Apesar do resultado desfavorável à manutenção da eleição anterior, os edis Gilson Rêgo, Gugu Bessa e Gordo do Bar prometeram estender o assunto à apreciação do Poder Judiciário.

Aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos...