"Cãominhada" em Rafael Fernandes reúne dezenas de pessoas e animais de estimação.


Aconteceu na última sexta-feira (23), no município de Rafael Fernandes, uma "Cãominhada" pelas principais ruas da cidade. O evento, realizado pela ONG Mãos Amigas de Organizações Sociais (MÃOS) teve como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com os animais e reuniu cerca de 100 pessoas e 50 cães das mais variadas raças.

Além da presença dos animais de estimação, seus donos e comunidade em geral, a "Cãominhada" contou com a participação da veterinária Graziela Paiva, da psicóloga de animais Jesiane Araújo e da Advogada Lidiane Dias, que falaram sobre os cuidados com a saúde dos animais, seus comportamentos no dia a dia e os direitos que eles têm perante a Constituição, respectivamente. 

Um dos casos abordados, ainda na concentração do evento, foi o assassinato do cachorro Lucky, que foi brutalmente assassinado em Rafael Fernandes no final de 2014 com um tiro. "Os maus tratos contra animais são hoje disciplinados pela Lei 9.605, que em seu artigo 32 informa que praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, tem a pena de detenção entre 3 meses a 1 ano, além de multa", alertou a Dra. Lidiane em seu discurso.


A caminhada seguiu entre as principais ruas do município e atraiu outras dezenas de curiosos, que assistiram e foram impactados pela divulgação da causa. "Superamos nossas expectativas e ficamos bastante felizes com os resultados alcançados. Levar essas informações à população e mostrar que os animais têm seus direitos, assim como nós, cidadãos, é um grande passo para uma sociedade mais igualitária e justa para todos. A luta continua. Este foi somente o primeiro passo e agora é a vez da população reproduzir essas práticas no dia a dia", disse Zildembergue Sena, membro da ONG.

A I Cãominhada de Rafael Fernandes contou com o apoio das empresas Agroaves II Pet Shop e Casa do Criador e, de acordo com o Presidente do MÃOS, Marcus Vinícius de Oliveira, já tem sua segunda edição confirmada para janeiro ano que vem. "Precisamos fortalecer a divulgação dessa causa e a Cãominhada necessita ser um projeto ainda mais inspirador e multiplicador não só em Rafael Fernandes, mas nas cidades vizinhas. Por isso o evento já faz parte do nosso calendário anual de atividades", finalizou. 

A cobertura fotográfica completa do projeto pode ser conferida no link http://on.fb.me/1CTvBVz.


Próximo Projeto: Doação de Sangue


A próxima ação do grupo Mãos Amigas de Organizações Sociais é um Dia D pela doação de sangue. No dia 28 de fevereiro o ônibus do Hemonorte de Mossoró vai até o município de Rafael Fernandes para fazer a coleta de sangue da população e ajudar a quem precisa.