A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizará, amanhã (13) e quarta (14), uma treinamento Teórico e Prático para utilização de Equipamentos de Amostragem de Águas Subterrâneas pelo Método de Baixa Vazão que serão utilizados no monitoramento da qualidade da água subterrânea do Estado.
Os equipamentos foram adquiridos recentemente pela Semarh, através do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido Potiguar – PSP, a partir de empréstimo junto Banco Mundial e serão cedidos ao Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) para utilização no âmbito do Água Azul, programa que monitora a qualidade, tanto as águas superficiais como as subterrâneas de todas as bacias hidrográficas do Estado.
De acordo com Paula Stein, consultora do PSP, os novos equipamentos garantem amostras mais confiáveis e representativas da formação geológica pois realizam a coleta da água de forma bastante lenta e suave, numa taxa de bombeamento semelhante à velocidade do fluxo subterrâneo no meio aquífero. "Além do controle da vazão de bombeamento, o método permite a obtenção in loco de alguns parâmetros físico-químicos de águas, como o pH, sólidos totais dissolvidos, oxigênio dissolvido e temperatura", ressaltou Paula.
Para o Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, essa ação é muito importante pois fortalece a gestão das águas subterrâneas do RN. "Como o estado está inserido numa área semiárida e existe escassez de água nos reservatórios superficiais, é muito importante o controle da qualidade e quantidade das reservas subterrâneas", disse Mairton.
O Treinamento será realizado no auditório da Semarh e contará com a presença de técnicos do Igarn, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema) e da Companhia de águas e Esgotos do RN (Caern).