Números do Governo do Estado revelam que operação "Carnaval Mais Seguro 2015" reduziu índices de violência no RN.


O planejamento operacional integrado e as ações de policiamento preventivo surtiram efeito positivo durante as ações realizadas no período carnavalesco e conseguiram reduzir em 18,18% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Rio Grande do Norte, passando de 22, em 2014, para 18, este ano. Destes casos, 12 aconteceram independentes das festividades, enquanto que apenas seis foram ligados à folia momesca.

Esse foi um dos principais dados positivos revelados hoje (19) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) durante a apresentação do balanço da Operação "Carnaval Mais Seguro 2015", na Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal. 

Durante a coletiva foram mostrados os resultados das ações desenvolvidas pelos órgãos que compõem a pasta da Segurança (Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Itep) na Região Metropolitana e no interior do estado.

Os dados foram levantados pela Coordenadoria de Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social e correspondem ao período das 20h da sexta-feira (13) até às 6h desta quarta-feira (18).

A Sesed identificou ainda uma redução no número de roubos no Rio Grande do Norte. O percentual foi 14,8% menor do que o de 2014, quando foram registradas 101 ocorrências, contra 86 deste ano. Também foi registrada uma queda de 26,9% no número de furtos, saindo de 115 em 2014 para 84 este ano. Caiu também o número de ocorrências de lesões corporais. O número é 38,2% menor que em 2014, quando apresentou 34 ocorrências. Este ano, foram 21.

O Governador Robinson Faria elogiou a atuação da Sesed e destacou o empenho dos agentes de segurança pública que trabalharam durante o período carnavalesco para garantir a paz social durante as festividades.

"Estamos mostrando na prática o que significa a prioridade do nosso Governo para segurança pública, promovendo ações integradas, valorização dos policiais, com a antecipação das diárias operacionais, e melhoria nas condições de trabalho. Os resultados, obtidos durante a Operação Carnaval Mais Seguro 2015, merecem o reconhecimento da sociedade aos dedicados policiais que atenderam ao chamado do Governo e garantiram as rondas ostensivas, a redução dos homicídios e acidentes em todo o Rio Grande do Norte", parabenizou o Governador Robinson Faria.