Secretaria de Segurança Pública informa que mais de cinco mil policiais militares trabalharão durante o carnaval.



Com o objetivo de oferecer à sociedade o máximo de segurança e tranquilidade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) apresentou na manhã desta quinta-feira (12), o plano de segurança pública para desenvolver a Operação "Carnaval Mais Seguro". 

A coletiva de imprensa foi realizada no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Escola de Governo, no Centro Administrativo.

O planejamento operacional contará com ações da Policia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN. As ações começam nesta sexta-feira (13) e se estendem até a Quarta-feira de Cinzas (18).


Mais de cinco mil policiais militares trabalharão durante o carnaval

O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte empregará um efetivo de 5.656 policiais na prestação de serviços de policiamento preventivo, ostensivo e de orientação do trânsito em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. A PM garantirá um reforço extra no policiamento em cidades polos do interior do estado, além de Natal e Parnamirim e as praias dos litorais Sul e Norte.


O Comando do Policiamento Metropolitano contará com um efetivo de aproximadamente 2.965 policiais. Já o Comando do Policiamento do Interior (CPI) atuará com cerca de 1.484 policiais nas principais cidades do Estado, como Alexandria, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assú, Baia Formosa, Caiçara do Norte, Caicó, Jardim do Seridó, Lajes, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Tibau, Galinhos, Guamaré, Poço Branco, Pureza, São Miguel do Gostoso e Touros, bem como nas praias de Barra de Cunhaú, do Marco, Exu-Queimado, Maracajaú, Pipa e Zumbi.


Em Macau, Caicó e Pirangi, por exemplo, a PM terá a sua disposição a Plataforma de Observação Elevada (POE) para ser utilizada como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), com a finalidade de melhorar a comunicação entre a PM, a Policia Civil e os demais órgãos envolvidos, e o desempenho operacional. Além disso, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) deverá empregar seis viaturas para executar manobras táticas nos setores comerciais, bancários e prisionais.


Já o Comando de Policia Rodoviária Estadual (CPRE) trabalhará no sentido de interditar o tráfego de veículos os locais reservados aos festejos carnavalescos, efetuar o controle e desvio de tráfego, a fim de permitir uma maior fluidez no trânsito e na proteção aos pedestres. Ao todo, o CPRE contará com 785 policiais militares, sendo 424 no interior do Estado.