Em Pau dos Ferros, técnicos da área de saúde discutem surto de raiva animal na região do Alto Oeste.



Diversos técnicos da área de saúde de Pau dos Ferros reuniram-se, na última segunda-feira (23), na sede da VI Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), para discutir o surto epidemiológico de raiva animal na região do Alto Oeste potiguar, que repercute diretamente na saúde humana por ser uma zoonose com alto índice de letalidade.

Essa preocupação tornou-se mais evidente em virtude da confirmação de três casos de raiva animal na região: 02 bovinos em José da Penha e 01 suíno em Serrinha dos Pintos. Também há relatos de situações nos municípios de Riacho de Santana e São Miguel.


Segundo a enfermeira Eliana Fixina, responsável pelo setor de imunização da VI Ursap, "é preciso que seja definida a reorganização do fluxo de atendimento e notificações dos acidentes com animais passíveis de transmissão da raiva humana nas unidades de saúde e no hospital", destacou.

Participaram do encontro, técnicos da VI Ursap, do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade e da Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros.