Pau dos Ferros: Se o comando do PMDB for entregue a Xavier Pneus, Gustavo Fernandes deverá perder o apoio de Nilton Figueiredo.


Nos bastidores da política local são muitas as especulações sobre a possibilidade do PMDB de Pau dos Ferros ter o seu comando entregue ao empresário Xavier Pneus, que deseja emplacar o filho Maison Rêgo como candidato a vice-prefeito nas eleições de 2016, na chapa que será encabeçada pelo ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM).

Caso essa informação seja confirmada, o maior prejudicado dessa história será o deputado estadual Gustavo Fernandes, que certamente perderá o apoio do seu maior correligionário na cidade: o médico e ex-prefeito Nilton Figueiredo. 

O motivo é simples: Gustavo Fernandes sempre alardeou possuir o controle absoluto do diretório municipal da sigla peemedebista. Então, fica fácil supor que se o PMDB se aliar aos DEMOCRATAS em solo pau-ferrense, dificilmente Dr. Nilton Figueiredo entenderá a postura inerte do parlamentar em barrar essa união.

Além disso, informações dão conta que os vereadores Antônio Avelino e Kasumaro Kened (único vereador do partido no município), que apoiaram o Dep. Gustavo Fernandes no pleito de 2014, também não aceitarão que o PMDB sirva de aporte para a candidatura de Leonardo Rêgo. 

Confirmando-se este cenário, entendo que uma possível troca de Nilton por Xavier no comando do PMDB deverá minguar ainda mais a votação de Gustavo na principal cidade do Alto Oeste potiguar, já que na opinião de muitos observadores políticos locais a pseudo-liderança do empresário do ramo de pneus não é forte suficiente sequer para eleger um vereador, muito menos para dar suporte a uma candidatura de deputado estadual.

Como se vê, uma possível anuência de Gustavo Fernandes para atender ao caprichos de Xavier Pneus deverá enfraquecer consideravelmente as suas bases no berço político tradicional de seus familiares que, diga-se de passagem, sempre foram frágeis devido a sua ausência no município e aos escândalos envolvendo membros de sua parentela (Relembre AQUI e AQUI).

Quer dizer, o que já era ruim... Poderá ficar pior!