Em audiência pública, vereadores de Pau dos Ferros manifestaram apoio à UERN.


A greve na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Pau dos Ferros nesta quarta-feira (1º), atendendo o comando de greve da UERN, que fez a mesma solicitação para as câmaras municipais das cidades onde a instituição está inserida.

A vereadora Tércia Batalha, professora aposentada da UERN, foi a autora do requerimento que deu origem à audiência pública, aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Pau dos Ferros. Ela afirmou que a história da UERN está diretamente relacionada ao desenvolvimento não apenas da região, mas em todo o Rio Grande do Norte e municípios vizinhos dos Estados da Paraíba e Ceará. "Todas as conquistas foram frutos da manifestação de todos os seus segmentos. A UERN é um patrimônio do Rio Grande do Norte e precisa ser reconhecida como tal", afirmou a vereadora.

O presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, vereador Gilson Rego, destacou a importância da instituição. "A UERN se confunde com a história de Pau dos Ferros. Nos últimos dez anos Pau dos Ferros se transformou em polo universitário, e a UERN sempre esteve à frente", afirmou.

O reitor Pedro Fernandes fez uma reflexão sobre o momento da greve e afirmou que momentos como esse são necessários para discutir a Universidade. Ele explicou que a instituição busca sua autonomia plena. "Trabalhamos para que o acordo fosse cumprido e que a reposição salarial coubesse no nosso orçamento, através de uma série de cortes que foram realizados na administração da Universidade. Esperamos o cumprimento do acordo ou uma contra-proposta", afirmou o reitor, acrescentando que logo que o documento seja enviado pelo governo do Estado será encaminhado aos Sindicatos da UERN.

O diretor do Campus de Pau dos Ferros, Prof. Gilton Sampaio, chamou a atenção para o respeito à instituição. "Há um discurso de desrespeito e desvalorização da UERN. Precisamos de força política para combater isso. Muitos de nossos direitos estão sendo discutidos na nossa universidade. Valorizar essa instituição é valorizar o maior patrimônio do nosso Estado".

A Câmara Municipal de Pau dos Ferros foi a segunda a realizar audiência pública para discutir a greve na UERN. Na semana passada, a Câmara Municipal de Mossoró também realizou audiência com o mesmo tema. Outras câmaras de vereadores de municípios onde a instituição está instalada também manifestaram interesse em realizar audiência pública, e as datas estão sendo agendadas. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte também realizou audiência, manifestando apoio aos servidores e estudantes da UERN.