Em encontro da FEMURN, prefeitos cobraram mais investimentos do Governo Robinson Faria para melhoria dos Hospitais Regionais.


Saúde e segurança foram os temas principais do 3º Encontro Regional de Prefeitos realizado na última sexta-feira (17), em Itaú, pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do RN (AMORN). 

Participaram do evento, além do presidente da Federação, Francisco José Júnior, e do prefeito anfitrião, Ciro Bezerra, o secretário-adjunto de Saúde do Estado, Haroldo Melo, o comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Ângelo Dantas e cerca de 20 prefeitos do alto e Médio-Oeste. 

Segundo informações publicadas pelo Jornal Gazeta do Oeste, a situação dos hospitais regionais de Pau dos Ferros, Caraúbas e Apodi foi uma das pautas mais destacadas pelos prefeitos. A falta de estrutura das unidades que não têm equipamentos, médicos e até insumos básicos, foi amplamente cobrada pelos gestores.

De acordo com o presidente da Femurn, prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, é necessário que o governo faça um planejamento na Saúde, levando em conta a resolutividade. "Não adianta o Estado ter 23 hospitais regionais se eles não funcionam como deveriam, isso precisa se repensado", destacou.

Para ele, é importante que todos sejam revitalizados, já que estão em regiões importantes, mas se não houver condições para isso agora, que se priorizem os mais estratégicos e os faça atender com qualidade.

Os prefeitos de Encanto, Alberoni Neri, de Riacho da Cruz, Bernadete Rego, de Olho D’água do Borges, Brenno Queiroga, de Governador Dix-sept Rosado, Anax Vale e de Venha-Ver, Expedito Salviano contribuíram para a definição desses pontos.

Outra pauta muito discutida foi a situação da Segurança Pública. Os prefeitos reclamam que faltam efetivo e veículos, sobretudo, nos pequenos municípios que dependem muito das cidades-polos.

Além desses temas, entraram na discussão a complementação do Sistema Único de Saúde (SUS) para Mossoró, que só acontece em Caicó e Natal, e rodovia "Transchapadão", que liga o Oeste ao Vale do Jaguaribe (CE), encabeçada pelo prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro.

O prefeito de Itaú e presidente da Amorn, Ciro Bezerra, destacou a necessidade de manter essa discussão. "Não foi cobrado nada que não possa ser resolvido dentro das condições do governo", disse.

Cobrança ao governo

A cobrança por respostas mais urgentes do governador Robinson Faria foi um dos tons do encontro em Itaú. A reclamação partiu de aliados, como o prefeito Alberone Neri, que pediu que o governo chegasse com mais urgência, principalmente na questão da saúde.

Os oposicionistas se aproveitaram do fato, mas o prefeito Francisco José Júnior tratou de desmanchar o palanque, pedindo foco no debate. Segundo ele, esta questão política, sobretudo com foco na crise econômica, será tratada no dia 31 em Caicó, durante reunião geral dos sócios da Femurn.

No final, os gestores avaliaram o encontro com muita positividade, tendo em vista a possibilidade de discussão de temas tão urgentes. "É neste sentido que mantemos viva a luta pela municipalidade, conversando, debatendo e buscando soluções para os problemas", completou Francisco José Júnior.