Ministério Público e Tribunal de Contas cobram explicações do Governo do Estado sobre obras de recuperação em presídios.


Reportagem publicada pelo jornal Tribunal do Norte (Veja AQUI) traz a informação de que o Governo do Estado deverá esclarecer, ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (MPjTCE) e ao Ministério Público Estadual (MPE), as irregularidades apontadas no Relatório Nº 19/2015 da Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas de Estado.

O documento detalha, entre outros pontos, que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN) efetuou o pagamento antecipado de cinco faturas à LMX Empreendimentos Eireli – EPP, empresa responsável pela reforma das unidades prisionais destruídas durante as rebeliões de março passado. Além disso, a empresa sublocou mão de obra, mesmo não autorizada via contrato pela SIN e, ainda assim, está com mais de 50% das intervenções inconclusas.

A própria contratação da LMX Empreendimento Eireli – EPP já é alvo de uma investigação no âmbito da 22ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. Na tarde da segunda-feira, os promotores Hellen de Macedo Maciel, do Patrimônio Público; Antônio Siqueira Cabral, da Promotoria de Tutela do Sistema Prisional; Luciana D´Assunção, do CAOP Criminal, além do procurador-geral do MPjTCE, Luciano Ramos, se reuniram para determinar quais medidas serão tomadas em relação às irregularidades apontadas no Relatório.