Comando de Greve realizará aula pública na Reitoria da UERN. Paralisação na instituição já ultrapassou a marca dos 70 dias.


Docentes, técnicos e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizarão, nesta quinta-feira (06), uma aula pública a partir das 8h30, no pátio da Reitoria da instituição, em Mossoró. O objetivo da atividade é chamar a atenção para a greve das categorias, que segue sem perspectiva de resolução e que já chega a 73 dias.

No primeiro momento da atividade, os professores realizam uma assembleia geral a fim de homologar o resultado da eleição para nova diretoria da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) no biênio 2015/2017.

Posteriormente, será realizada uma aula pública, com participação de estudantes do Programa de Iniciação à Docência (Pibid). Os discentes apresentarão um pouco dos projetos realizados no decorrer de 2015 e será feita uma rodada de discussões, entre docentes e alunos, sobre o andamento dos trabalhos.

Na oportunidade, os grevistas também realizarão falas, explicando os motivos que levaram as categorias à greve e a importância do movimento paredista na história da Uern.

A partir das 11h, será iniciada uma atividade político-cultural, com a presença de músicos e artistas populares que levarão arte aos corredores da reitoria. A ação busca entreter os grevistas e usar a cultura como forma de potencializar as reivindicações de docentes e técnicos da Uern.

Reivindicações

A Uern paralisou suas atividades no dia 25 de maio, os docentes da instituição reivindicam um realinhamento salarial de 12, 053% que garantirá a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCR) da categoria, além da realização imediata de concurso público e de uma série de melhorias estruturais nos campi da universidade.