TSE autoriza, por unanimidade, a criação da Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva.


A Rede Sustentabilidade está apta a participar das eleições de 2016. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite de ontem, terça-feira (22), a concessão de registro para o partido idealizado pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva.

Em 2013, os fundadores da Rede Sustentabilidade tentaram obter o registro, com o objetivo de lançar Marina candidata à Presidência da República pela legenda no ano passado, mas tiveram o pedido negado por falta do apoio mínimo necessário na ocasião.

Marina acabou disputando a eleição presidencial porque se filiou ao PSB e integrou, como vice, a chapa encabeçada pelo ex-governador Eduardo Campos. Ela se tornou candidata a presidente depois que Campos morreu em um acidente aéreo. Ela chegou a liderar nas pesquisas, mas acabou em terceiro lugar, com 22,1 milhões de votos.

"Uma das questões mais urgentes dessa agenda é a sustentabilidade política. Nos dizíamos em 2010 que iríamos perder muito daquilo que havia ganho na economia, na inclusão social e na democracia em função do atraso na política. É o atraso na política que tem levado a perdas que nos imaginávamos que não iria iríamos acontecer", disse Marina logo após o julgamento.

A Rede é o 34º partido do País (no último dia 15, o TSE tinha autorizado o 33º, o Partido Novo).