Em nota, Direção do Hospital Nelson Maia confirma que inércia da Prefeitura de Pau dos Ferros contribuiu para suspensão de cirurgias.


O diretor do Hospital Dr. Nelson Maia (Centenário), Advogado Nelson Maia, enviou nota ao nosso blog confirmando que a Prefeitura de Pau dos Ferros se manteve inerte diante dos problemas financeiros enfrentados pela unidade hospitalar, principalmente, depois que o nosocômio passou a absorver os procedimentos cirúrgicos que eram realizados na Maternidade Santa Luíza de Marilac, que foi interditada pela COVISA.

De acordo com os esclarecimentos, "O município comprometeu-se em buscar meios de reabrir a maternidade o mais rápido possível e ajudar o hospital em virtude do aumento da demanda, bem como colaborar para a desinterdição do centro de esterilização que também fora interditado pela COVISA. O certo é que fiz as obras de adequação necessárias com recursos próprios, e até agora, final de outubro, não chegou nem um único cibazol da ajuda prometida", destacou o diretor Nelson Maia.

Ainda na nota, Dr. Nelsinho assevera: "Infelizmente não podemos dizer de outra forma ou com outras palavras. Mas se o atual Prefeito não é o causador desta crise, é o único que pode ajudar a superá-la. Sabemos que a crise enfrentada pelos municípios é grande, mas o gestor tem obrigação de escolher quais são suas prioridades".

Confira abaixo a íntegra da nota de esclarecimento:

Caro Clodoeudes.

Gostaria de fazer alguns esclarecimentos à respeito das medidas tomadas pela direção do Hospital Dr. Nelson Maia e que foram veiculadas em blogs de nossa cidade, inclusive o vosso.

Em primeiro lugar, não pretendo polemizar com quem quer que seja, muito menos com os gestores municipais. Também não há nenhum interesse politiqueiro ou partidário por trás das decisões, tratando-se meramente de questões financeiras que visam preservar a instituição e o emprego dos colaboradores.

Todavia há mais de 10 anos que a tabela dos procedimentos SUS pela qual somos remunerados não tem reajuste, o que acarreta prejuízo em cada procedimento realizado. Sabemos que a culpa disto não é do município, muito menos o atual Prefeito é o responsável pelo descompasso financeiro de nossa instituição. Principalmente porque nenhum de nossos prefeitos dos últimos 16 (dezesseis) anos firmou qualquer convênio com o intuito de colaborar de alguma forma com este Hospital.

Mas salientamos que diversos ofícios foram enviados anteriormente, expondo a situação e até audiência pública na Câmara foi realizada (26 de março de 2015) onde expusemos toda a situação financeira pela qual passávamos com o risco real de fechamento.

Como todos sabem, em abril a Maternidade, que atravessava pelos mesmos problemas que os nossos foi fechada pela COVISA. E em reunião ocorrida na Prefeitura Municipal (veja AQUI) ficou acertado que nosso Hospital iria absorver em caráter emergencial seus procedimentos. Por outro lado o município comprometeu-se em buscar meios de reabrir a maternidade o mais rápido possível e ajudar o hospital em virtude do aumento da demanda, bem como colaborar para a desinterdição do centro de esterilização que também fora interditado pela COVISA.

O certo é que fiz as obras de adequação necessárias com recursos próprios, e até agora, final de outubro, não chegou nem um único cibazol da ajuda prometida.

Não havendo como manter a alta demanda, não restou outra alternativa que não a suspensão de algumas cirurgias eletivas, além de outras medidas de caráter interno do funcionamento da instituição. Medidas desagradáveis, reconheço, mas necessárias.

Infelizmente não podemos dizer de outra forma ou com outras palavras. Mas se o atual Prefeito não é o causador desta crise, é o único que pode ajudar a superá-la. Sabemos que a crise enfrentada pelos municípios é grande, mas o gestor tem obrigação de escolher quais são suas prioridades.

A população é a principal prejudicada, como bem disse nossa Secretária de Saúde, Dra. Patrícia Leite, profissional competente a quem muito admiro, mas não posso continuar a bancar parte dos custos da saúde de Pau dos Ferros com recursos de meu próprio bolso como já venho fazendo. 


Nelson Benicio Maia Neto