PMDB de Pau dos Ferros seguirá dividido e fragilizado nas eleições municipais de 2016.


Não há o que se contestar: o PMDB de Pau dos Ferros seguirá dividido e fragilizado nas eleições municipais de 2016. 

A dedução lógica se sustenta a partir da constatação de que por um lado alguns integrantes da agremiação seguirão as orientações do presidente da comissão provisória do diretório municipal, o deputado Gustavo Fernandes, que simpatiza com o projeto de reeleição do prefeito Fabrício Torquato (PSD).

Já por outro lado, existe a postura contrária do vereador peemedebista Renato Alves que já declarou o seu apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM) que, por sinal, também conta com a simpatia do presidente estadual do PMDB, ministro Henrique Eduardo Alves.

Acrescente-se a isso tudo o fato incontestável dessa divisão ter gerado uma terceira via, a de dissidentes, liderada pelos empresários Xavier Pneus e Maison Rêgo (atualmente filiados no PTB), que deixaram a sigla do "verde aluisista" em virtude das mudanças ideológicas repentinas dos mandatários do partido no plano local. 

Desta forma, têm-se que o PMDB pau-ferrense de hoje (2015) já não é mais o mesmo de outrora e, possivelmente, amanhã (2016) estará mais enfraquecido.

Histórico de divisões

Vale salientar que esta não será a primeira vez que o PMDB de Pau dos Ferros caminhará esfacelado dentro de um processo eleitoral.

Só para relembrar, no ano de 2008, Fabrício Torquato pertencia aos quadros da legenda bacurau, na época dirigida por sua mãe, Maria Rêgo, e aspirava a condição de candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo então prefeito e candidato à reeleição, Leonardo Rêgo. 

Pois bem, naquele mesmo ano, o comando do partido foi tomado à força do grupo de Fabrício Torquato pelo seu próprio primo Gustavo Fernandes, que preferiu romper com o parente para apoiar a candidatura do ex-prefeito Nilton Figueiredo, que estava filiado ao PP. 

Mesmo diante da traição sofrida no seio familiar e partidário, Fabrício conseguiu eleger-se vice-prefeito filiado ao PMDB e, posteriormente, acabou sendo nomeado por Leonardo como Secretário de Saúde do Município, em 2012.