Saia Justa: Estrelismo do Deputado Kelps Lima esbarrou nas contradições de seu discurso moralista sobre pessoalidade em publicidade.


Na Assembleia Legislativa, a postura pirotécnica que o deputado estadual Kelps Lima (SDD) adotou para divulgar suas ações parlamentares está começando a encontrar os primeiros obstáculos, mas não é só com relação a possíveis espasmos de recalque oriunda dos colegas deputados, me refiro apenas às contradições de seus discursos moralistas.

Por exemplo, o Deputado Kelps foi autor de uma proposta de Lei para combater a utilização da publicidade institucional do governo como mecanismo para promoção pessoal. Até aí tudo bem, uma recomendação legítima, afinal, o dinheiro público não deve ser usado para fins particulares.

Acontece que, recentemente, Kelps Lima mandou espalhar vários outdoors em pontos estratégicos de Natal com uma mensagem enfatizando a sua postura contra o aumento de impostos pelo Governo do Estado, acompanhada de uma enorme imagem do parlamentar, configurando explícita promoção pessoal.

Tal fato virou alvo de um discurso irônico do Deputado Nélter Queiroz (PMDB), durante a sessão plenária desta terça-feira (13), que alfinetou: "O senhor propôs que a propaganda não tenha caráter personalista no governo. Deveria apresentar uma Lei proibindo também essa prática por deputados."

Em resposta, Kelps disse que os outdoors não foram financiados com recursos públicos. "Eu sou contra a personificação de propagandas com dinheiro público. Os outdoors não foram colocados com dinheiro da Assembleia. Paguei do meu bolso, com a ajuda de empresários que também são contra os impostos", justificou.

Foi a partir dessa declaração que o parlamentar do SOLIDARIEDADE ficou numa "saia justa", pois, na réplica, o Deputado Nélter questionou quais seriam os empresários que estariam bancando a propaganda. Também analisou que, se Kelps recebe salário como deputado, o dinheiro aplicado na ação publicitária personalista também é público. 

Depois disso, Kelps Lima esquivou-se da polêmica com Nélter Queiroz e preferiu tecer colocações genéricas sobre a discussão, numa clara tentativa de "sair pela tangente". 

Ao que parece, aos poucos, o 'estrelismo' do Deputado Kelps vai sendo despido e, aparentemente, insinua que por trás de toda essa postura de 'bom moço' se esconde um político ambicioso e com planos audaciosos para o futuro, o que explica sua necessidade quase gritante de aparecer.

Como se vê, a prática de pavonear está em alta na Assembleia Legislativa.