Justiça nega habeas corpus e ex-governador do RN seguirá preso.


A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negou, nesta quinta-feira (04), o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire.

De acordo com informações do site Agora RN, o pedido havia sido feito na semana passada, mas o desembargador Gilson Barbosa de Albuquerque pediu vistas do processo e adiou a votação, que acabou acontecendo esta manhã.

O ex-governador foi condenado a mais de seis anos de prisão, além de multa de R$ 217.200 mil, em sentença proferida pela 4ª Vara Criminal. A manutenção da prisão foi defendida pela relatora do HC, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, que preside o órgão julgador no TJRN.

Fernando Freire, juntamente com a servidora pública Katya Maria Caldas Acioly, responde pelo crime de concessão de gratificação de representação de gabinete, através de cheques salário.

No suposto esquema fraudulento, a importância de R$ 4.455,00 foi desviada em seu proveito e o valor do desvio se refere à soma de seis fraudes. O ex-governador foi detido em junho de 2015, no Rio de Janeiro e está preso no Quartel Geral da Polícia Militar, em Natal.