Prefeitura de São Miguel inicia campanha de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.


Em virtude do alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti na Região Nordeste, principal vetor transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, a Prefeitura de São Miguel, iniciou uma grande campanha de combate ao mosquito com o objetivo de sensibilizar toda a população quanto aos riscos da doença e a necessidade da contribuição de todos na eliminação dos criadouros do inseto.

A principal frente de atuação no combate ao mosquito será os mutirões de limpeza urbana, que começam hoje (17), marcando o "dia D" de combate ao Aedes Aegypit. O bairro Nossa Senhora de Guadalupe é o primeiro a receber o mutirão de limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Os agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde também estarão presentes nos mutirões, visitando cada residência para: orientar os moradores quanto ao combate; verificar a presença de larvas do mosquito; aplicar veneno em caixas d’água e outros recipientes que são criadouros do inseto. 

A população dos bairros será informada por meio de carro de som e dos veículos de comunicação da cidade. Entrevistas nas rádios Liberdade (quinta-feira) e Difusora (sexta-feira) serão realizadas, com o intuito de envolver as empresas e os profissionais de comunicação no combate ao mosquito por meio de veiculação de informações de interesse público, assim como as informações estarão nas redes sociais. 

Por se tratar de uma ação do governo Municipal, o Gabinete do Prefeito realizou uma reunião de sensibilização sobre a campanha de combate à dengue com os secretários municipais de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Rural, Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, além de parceiros como o Interact e a Corporação de Bombeiros, na manhã desta terça-feira (16). "Não vamos medir esforços para proteger nossa população, queremos todos envolvidos no combate ao Aedes Aegypit", destacou o chefe de gabinete, José Barbosa. 

A campanha deve se estender até todo o primeiro trimestre de 2016 incluindo, além dos mutirões, ações e palestras de sensibilização nas escolas e repartições públicas, além de empresas. Na terça-feira (23), a Campanha toma cunho oficial no Centro da Cidade, com tendas, que em seguida visitarão todos os bairros.