Deputado Galeno Torquato solicita à FUNASA envio de 'Carro Fumacê' para o combate à dengue no município de São Miguel.


Diante da alta incidência de dengue nos municípios do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) solicitou à Superintendência Estadual da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o envio de um veículo especializado para realizar o combate às endemias, notadamente o combate à dengue, para o município de São Miguel, região do Alto-Oeste potiguar.

"E meio às fortes chuvas que já começam a cair no estado, os números da dengue começam a subir e o risco de uma nova epidemia existe. Um total de 27 municípios do Rio Grande do Norte apresentam alta incidência de dengue, segundo dados recentes divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública. Visando diminuir a presença do mosquito da Dengue em São Miguel faz-se necessário a utilização de tal veículo, popularmente conhecido como carro Fumacê", destacou Galeno Torquato.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte registra o segundo maior número de casos prováveis de dengue, para cada 100 mil habitantes, do Brasil. Apenas em 2016 foram registrados 29.501 casos no Estado, o que representa 857 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes. As informações levam em conta o período entre 3 de janeiro e 2 de abril deste ano.