São Francisco do Oeste: Vereador Raimundo da Farmácia afirma que convênio para construção de Ginásio Poliesportivo teve empenho anulado no Governo Rosalba Ciarlini.

Um verdadeiro jogo de empurra-empurra, é como podemos definir o imbróglio burocrático criado em torno da obra de construção do Ginásio Poliesportivo, localizado no bairro Ceará, em São Francisco do Oeste, fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado, durante o governo de Rosalba Ciarlini (PP), e a Prefeitura do Município, administrada por Gildene Barreto (PTB).

Para resumir de forma sucinta, depois que publicamos uma matéria mostrando documentos expedidos pelo Governo do Estado na gestão Robinson Faria atestando que os serviços da referida obra haviam sido paralisados pela, suposta, existência de pendências na prestação de contas realizada pela Prefeitura de São Francisco do Oeste junto ao convênio em questão, algo que teria ocasionado também a anulação contrato (Reveja AQUI), o vereador situacionista Valdicélio Lobo (PR) procurou o nosso blog para contestar as informações divulgadas apresentando uma farta documentação que, em tese, comprovaria que a gestão estadual anterior apontou que a Prefeitura Municipal estava apta para receber os recursos referentes à segunda parcela do convênio, afastando qualquer possibilidade de irregularidades em prestações de contas, e até insinuou a existência de uma suposta perseguição política (Releia AQUI).

Contudo, na manhã desta quinta-feira (02), o vice-presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Oeste, vereador Raimundo da Farmácia (PSD), declarou à nossa página que, na verdade, quem anulou o empenho referente ao convênio foi a própria gestão Rosalba Ciarlini em 19 de dezembro 2014, portanto, dois dias após ter liberado o pagamento da segunda parcela. Desta forma, descartando, totalmente, a hipótese de perseguição política em torno do caso.

Ainda segundo o parlamentar, essa informação só foi tornada pública agora porque, no dia 17 de julho de 2015, a prefeita Gildene Barreto solicitou à própria Secretaria de Infraestrutura (através do Ofício Nº 040/15 - GP) informações sobre a situação do convênio e que o fato do atual governo ter respondido a uma solicitação da Prefeitura não comprova absolutamente nada, pois, segundo ele, errado seria se as pendências não fossem informadas, já que necessitariam ser dirimidas para a retomada dos serviços ou o firmamento de um novo convênio.


"Infelizmente, essa obra está paralisada desde 2012. Quer dizer, em 2012 paralisaram, em 2013 nada foi feito e no final do governo de Rosalba Ciarlini o empenho foi anulado, mais precisamente no dia 19 de dezembro de 2014. Então, agora, como eles pediram explicação ao governo de Robinson Faria obtiveram uma resposta dando conta de erros na prestação de contas que, claramente, foi rejeitada na gestão anterior. Com relação ao não detalhamento de quais pendências seriam essas que estariam emperrando a retomada da obra, cabe unicamente à Prefeitura de São Francisco do Oeste buscar essas informações, isto é, caso realmente tenham interesse em resolver o problema", disse o vereador.

Raimundo da Farmácia disse ainda que a melhor saída para esta situação, e consequentemente a população ser contemplada com esta obra do Ginásio Poliesportivo, seria a Prefeitura buscar regularizar as pendências junto ao Governo do Estado e solicitar um novo empenho dentro do convênio. 

Inclusive, o edil oposicionista se colocou à disposição para acompanhar uma comitiva da Prefeita Gildene para uma audiência com o governador Robinson Faria (PSD) objetivando uma solução imediata para o caso.

"Eu já fiz uma proposta para os governistas de irmos todos juntos (situação e oposição) até o governador Robinson solicitar a liberação dos recursos que viabilizem a conclusão da obra, já que este assunto é de interesse de toda a sociedade oestense. Agora, deixo claro que estou convicto que a obra só está parada em virtude da prestação de contas da prefeitura não ter sido aprovada junto à Controladoria Geral do Estado ainda na gestão de Rosalba, sendo que o Governo Robinson apenas informou as irregularidades", finalizou o parlamentar.