Pau dos Ferros: Números de pesquisa fictícia circulando no whatsapp é mais uma "cabeluda" extraída dos 'livros mofados de mentiras' do grupo situacionista.

A temporada de boataria e publicação de pesquisas fictícias atinge seu ápice em Pau dos Ferros e, lamentavelmente, tem as mídias sociais como a principal arma para aqueles que prestam um flagrante desserviço à democracia.

Na noite de ontem (terça-feira), tomei conhecimento que alguns integrantes do grupo situacionista estariam propagando mais uma "cabeluda" em grupos de whatsapp ao divulgarem números de uma pesquisa completamente falsa, já que, até o fechamento desta matéria, não se tem notícias do registro de sondagens eleitorais a respeito do pleito local no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da ferramenta PesqELE 2016.

Desta forma, utilizando o princípio de preservação da verdade no exercício do jornalismo sério, cumpro o dever de esclarecer que a disseminação de tal boato se trata de mais uma artimanha extraída dos 'livros mofados de mentiras' do grupo situacionista que, desesperadamente, tenta conter a debandada de mais eleitores nesta reta final da campanha.

Vale salientar que a divulgação irresponsável e premeditada de números fictícios sem o devido registro no Tribunal Superior Eleitoral configura crime, pois não atendem as exigências previstas na resolução nº 23.453/2015 e no artigo 33 da Lei nº 9504/1997.

Informo também que estaremos atentos à divulgação de pesquisas eleitorais sobre o cenário de Pau dos Ferros, evidentemente, dependendo da credibilidade dos institutos e, consequentemente, da obediência dos mesmos às regras expressas na legislação vigente.

Estamos vigilantes, defender a verdade se faz necessário!