Pau dos Ferros vivencia campanha atípica com ausência de divulgação de pesquisas eleitorais.

Conforme já era esperado, inúmeras manobras, mentiras e tentativas de manipular a opinião pública estão conturbando a reta final da campanha eleitoral em Pau dos Ferros. Se trata de uma verdadeira enxurrada de especulações, quase todas elas visando alcançar o mesmo objetivo: conquistar o voto dos eleitores indecisos que, em tese, podem fazer a diferença no resultado final.

Mas, verdade seja dita, se não fosse o cenário atípico de uma curiosa ausência de divulgação de pesquisas eleitorais vivenciado neste pleito, dificilmente os comentários "à boca miúda" estariam emergindo com tanta veemência.

Afinal, todo mundo sabe que em Pau dos Ferros sempre houve fartura quanto à divulgação de sondagens, e dos mais variados institutos, a respeito da corrida eleitoral pelo comando do Executivo pau-ferrense.

No entanto, este ano, tal como as chuvas, a escassez de números devidamente registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) por um instituto especializado deixa a população à margem da realidade da disputa que, diga-se de passagem, restringe-se ao conhecimento apenas por parte dos candidatos e de seus assessores mais próximos, os chamados 'Homens de Confiança'.

Desta forma, torna-se fácil para os cabos eleitorais mais ferrenhos, de ambos os lados, blefarem sobre supostos números (abstratos) que servem mais para o jogo estratégico do que para um embasamento literal qualificado.


Vale salientar que, pelas Leis eleitorais, as pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2016 ou a candidatos, para conhecimento público, devem ser registradas junto à Justiça Eleitoral, a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado conforme as informações constantes no art. 33 da Lei nº 9.504/1997.

Até a manhã desta sexta-feira (16), após uma rápida pesquisa, constatamos que ainda não há o registro oficial de nenhuma sondagem junto ao TRE/RN sobre o pleito local. 


Todavia, com o afunilamento da peleja é provável que a verdade apareça nos próximos dias (dependendo da credibilidade do instituto), algo extremamente salutar para que o eleitorado se mantenha amplamente informado a respeito de todas as nuances que cercam esta que, sem dúvidas, já é uma das campanhas eleitorais mais efêmeras e enigmáticas da história, na "terra dos vaqueiros bravios".

Que venham os números! Caso contrário, a verdade dará lugar para a permanência da mentira.

Aguardemos, pois.