Deputado Gustavo Fernandes reafirma apoio às vaquejadas legais.

O deputado Gustavo Fernandes (PMDB), que foi o responsável por tornar a Associação dos Vaqueiros Amadores (Assovarn) de utilidade pública, reafirmou o apoio às vaquejadas legais. Na manhã desta terça-feira (11), ele recebeu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) representantes das vaquejadas e confirmou que irá lutar em prol do esporte que movimenta toda uma cadeia econômica e que faz parte da cultura nordestina.

Gustavo lembrou que as vaquejadas legais adotam um regulamento voltado para o bem estar do animal e que é necessário desmistificar as acusações de maus tratos. "As vaquejadas evoluíram. Hoje, as vaquejadas adotam um regulamento voltado pro bem estar do animal. Usam um regulamento que obriga uma cama de areia pro animal cair, usa um protetor de rabo para evitar lesões nos rabos, há uma inspeção veterinária, os dois ficam com alimentos e água disponíveis no coxo, correm pouco durante o evento, enfim. A vaquejada legal combate maus tratos a animais e tem o nosso apoio", disse.

O parlamentar do PMDB recebeu sócios e não-sócios da Assovarn para reafirmar o apoio. Ele também participou da reunião na Presidência da Casa com a participação dos deputados Ezequiel Ferreira, Cristiane Dantas, Dison Lisboa, Kelps Lima, Márcia Maia, José Adécio, Ricardo Motta, Carlos Augusto Maia, Albert Dickson e Tomba Farias.

Durante a reunião os parlamentares se comprometeram a apresentar uma moção em defesa da vaquejada e de discutir o assunto através da criação de leis estaduais que garantam a continuidade do esporte, que faz parte da cultura nordestina e que emprega diretamente cerca de 20 mil pessoas e que fomenta toda uma cadeia produtiva no Rio Grande do Norte.